Se tem um auto que fez sucesso por onde passava, é esse! Confira a história do Astra, fatos e curiosidades sobre ele.
Apesar de o Astra ter tido sua produção encerrada no Brasil em 2011, não deixou de ser um carro muito querido e apreciado pelos brasileiros.
Ele é um carro com ótimo valor de revenda devido as inúmeras características muito bem aceitas no mercado. Seu reinado por aqui teve início em 1995, passando por duas gerações, modelos hatches e modelos sedans.
História do Astra na Europa:
Mas se no Brasil o Astra chegou em 1995, para os países europeus a histórica começou bem antes.
Isso porque no ano de 1936 começou a ser produzido por lá, com outro nome (Kadett) e só em 1979 passou a ser chamado de Astra.
Na Europa o Astra teve cinco gerações, sendo que essa quinta e última geração apresenta motor 1.0 com três cilindros turbo, além de novas tecnologia e visual.
História do Astra no Brasil:
Como já dissemos, a chegado do Astra no Brasil teve início em 1995.
As características dos carros que chegaram ao nosso país eram muito semelhantes as já comercializadas na Europa. Recebemos por aqui duas versões: Astra hatch e Astra perua.
E logo de cara o Astra fez sucesso devido ao conforto, além dos itens de série diferentes que apresentava. Alguns modelos apresentavam até air-bags.
Ainda nos dias atuais, o Astra é um dos mais procurados da marca Chevrolet. Mas, só pode ser encontrado nas mãos dos próprios donos e também de revendas especializadas em todo o Brasil.
Isso porque mesmo com as duas gerações do auto, ele não sofreu muitas alterações em seu interior e segue sendo muito querido pelos brasileiros.
Quem tem um Astra sabe, é um carro com bom espaço interno, prático e com ótimo desempenho de motor.
Então, se você tem o seu Astra, cuida super bem dele, mas está precisando refazer a tapeçaria dos bancos, confira essa dica. A RIOPLAST é uma loja com mais de 32 anos, referência na venda de tecidos automotivos.
São materiais de qualidade, originais da montadora! Clique aqui e confira os tecidos do banco do Astra e faça suas compras.
Características do Astra:
Logo em sua primeira geração veio com motor 2.0, 4 cilindros e 116cv. Mas não se esqueça de que essa versão do Astra hatch podia ser abastecida apenas com gasolina e seu câmbio apresentava transmissão manual.
A versão do Astra hatch oferece um porta-malas com capacidade para 329 litros, além de outros itens de série como: vidros elétricos, travas elétricas, ar condicionado e direção hidráulica.
Apesar do enorme sucesso que vinha fazendo no Brasil, em meados de 1996 os altos impostos que recaiam sobre os carros importados fizeram com que ele parasse de comercializado por aqui.
Esse fato fez com que a montadora Chevrolet lançasse sua segunda geração, agora sim, produzida no país.
Segunda geração do Astra:
A segunda geração, de produção brasileira, chegou em 1998 somente na versão hatch.
O Astra GL, mas dessa vez com motores à gasolina nas versões 1.8 e 2.0. As mudanças puderam ser vistas no seu exterior, com visual renovado e jovem, linhas mais definidas que agradaram ainda mais os apaixonados pelo modelo por aqui.
E percebendo que o brasileiro estava cada vez mais em busca de carros maiores, com mais conforto para todos os passageiros que em 1999 a Chevrolet lançou o Astra Sedan.
Sim, um modelo quatro portas que apresentava além de mais espaço interno, um porta-malas bem mais espaçoso.
Entre os itens de série podemos citar alguns recursos como: direção hidráulica, desembaçador dos vidros traseiros, retrovisores pretos (os externos), ar quente, além de rodas de aço.
Outras versões do Astra:
Mas para os que gostam de um carro mais completinho, tinham também a opção de outros itens opcionais disponíveis como freios ABS, ar condicionado, airbags, além de um ótimo computador de bordo.
No ano 2000 para celebrar a mudança do século, a Chevrolet lançou o Astra Millenium, que se pode dizer que foi uma versão exclusiva do modelo GL, com alguns novos itens adicionais.
Você encontra os melhores Astra em revendas e concessionárias de sua confiança. Clique aqui para saber se é melhor comprar auto em revenda ou particular.
Para 2001, a montadora trouxe o Astra Sport ao mercado automotivo. Seus diferenciais e pontos bem marcantes são as rodas de liga leve de aro 15 polegadas, bancos com tapeçaria diferenciada.
Além é claro, do kit aerodinâmico. Essa versão esportiva apresentava um motor 2.0 de 8V.
Apesar do sucesso de sempre, em 2002 o Astra passou a ser comercializado em versões mais básicas, deixando de fora as versões GL e GLS.
Essa versão mais básica apresentava motores 2.0 com potência de 8V ou 16V. Nesse ano ainda houve o lançamento da versão hatch de motor 2.0.
Porém a novidade ficou por conta do câmbio em transmissão automática, as rodas para as versões mais básicas saiam com aro 15 e para as versões mais completas, rodas com aro 16.
Astra GSi:
E as novidades do Astra não pararam por ai, o ano de 2003 foi movimentado para os amantes do Astra. Isso porque nesse ano chegou ao Brasil, a versão GSi do auto, além da versão hatch com quatro portas.
Para o GSi, o modelo foi lançado com motor 2.0 e 16V.
Além de rodas super diferentes e do característico kit aerodinâmico que incluía o aerofólio no porta-malas. Tudo bem ao estilo de carrão esportivo, que fez e ainda faz a cabeça de muitos fãs do Astra.
Astra hatch:
E sobre o novo hatch de quatro portas?
O modelo de Astra estreou no mercado com algumas mudanças no visual, deixando-o mais limpo e moderno. Novas funcionalidades internas, novas rodas, além de outros detalhes refinados nos acabamentos.
E em 2004 o Astra hatch sai na frente mais uma vez e lança um carro capaz de ser abastecido por etanol ou gasolina. Sim, o hoje tão conhecido motor flex. Ele foi o primeiro na categoria média a ter esse tipo de motor.
Aliás, essa é uma grande vantagem competitiva do Astra hatch, ser um automóvel classificado com médio, mas com valores de compacto.
Isso sem falar no motor potente, belo design e bom espaço interno.
O Astra hatch com modelo FlexPower além de trazer essa novidade em relação ao combustível também aumentou seu torque.
Apresentava motor 2.0 de 8V. Esse modelo era subdividido em três versões sendo elas, Astra Confort, Astra Elegance e Astra Elite, sendo nessa ordem do mais simples ao mais luxuoso.
Do Confort ao Elite, aumentou-se além dos itens de inclusos, os valores também.
E as mudanças continuaram:
E finalmente em 2005 o Astra GSi deu lugar ao Astra SS. A nova versão da Chevrolet apresentava novos itens e diferenciais.
O ano de 2006 foi o último da versão Confort.
Já as outras duas versões, Elegance e Elite tiveram sua produção finalizada no ano seguinte, 2007. A versão SS teve seu último ano em 2008.
Por fim, em 2009 foi lançado o novo motor FlexPower 2.0 e foi apresentado o novo modelo do Astra 2010. Este já bem inferior no quesito acessórios e equipamentos do que outros concorrentes na mesma categoria.
No segundo semestre de 2011, foi dado o anúncio de que a produção do Astra se encerraria no Brasil.
Com essa história do Astra de sucesso no Brasil não é de se espantar a legião de fãs que o Astra tem até os dias atuais.
Isso porque como já foi dito, esse automóvel se encontra na categoria dos médios, mas com preço de compacto.
Sem falar no design e todos os itens de série que apresenta, que fazem a cabeça dos brasileiros até hoje. Por esse motivo, é um carro que tem excelente valor de mercado não importa o tempo que passe.
Já conhecia toda a história do Astra? Um belo carro para ser admirado e comercializado, não é mesmo?
Compartilhe esse conteúdo com quem é apaixonado nesse carrão até hoje.