Desde o final do mês de março iniciou no Brasil o período de quarentena como medida essencial de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

A partir dessa data, os governos vêm pedindo a toda população para ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade.

Assim, os que podem e estão seguindo essas recomendações provavelmente estão com seus carros parados nas garagens. E aí entra o assunto do nosso artigo: como cuidar do seu auto durante a quarentena.

Além de dicas para cuidar dos carros que estão parados, trataremos também dos cuidados necessários com a higienização do seu auto.

Pois todo pequeno cuidado é muito importante nesse momento, e os veículos não podem ficar de fora.

E não se esqueça de que caso você vá comprar auto nesse momento, o Interior Carro está com ofertas imperdíveis. Acesse o site e confira, pois além de compra você também pode anunciar gratuitamente o seu auto.

Vamos à lista dos cuidados?

Bateria:

Iniciamos por um item extremamente importante, a bateria. É ela a responsável por dar partida no veículo, além de manter os sistemas elétricos e eletrônicos em perfeito funcionamento.

Já sabemos que o carro mesmo parado gasta sim bateria, então nesse período de quarenta é importante ligar o carro mesmo que na garagem.

Deixe o motor funcionando por alguns minutos, para não ter surpresas quando precisar usá-lo.

Mas tenha cuidado, NUNCA ligue um carro e deixe seu motor trabalhando em locais fechados. Esse processo gera gases super tóxicos que podem causar a morte.

Faça isso em um lugar em que os gases possam “sair” para o ambiente, ou então tire o carro da garagem e dê uma voltinha no quarteirão.

Dessa forma, mesmo tendo pequenos gastos na bateria por estar parado, ela não estará descarregada quando você precisar tira-lo da garagem.

Na dúvida consulte o manual de instruções do seu auto, nele você encontrará a melhor forma de manter sua bateria em perfeito funcionamento mesmo em tempos de quarentena.

Tanque de Combustível:

Esse ponto divide opiniões, uns dizem que o combustível em um carro parado estraga, outros acham que esse período parado precisa ser muito grande para que isso ocorra.

Podemos listar alguns fatores que contribuem para essa deteriorização do combustível:

  • Veículo sem funcionar por mais de 6 meses
  • Exposição ao sol
  • Qualidade do combustível

Dessa forma podemos perceber que um veículo parado apenas um mês na garagem não sofrerá danos na qualidade do combustível.

Mas mesmo assim há pessoas que preferem deixar pouco combustível no tanque antes de parar de utilizar o auto por um período de tempo maior.

Pneus calibrados:

Sempre que for calibrar seus pneus verifique antes o manual de instruções do automóvel.

Isso porque há um valor para quem anda com o carro vazio, outro valor pra quem vai usar o carro com capacidade máxima, inclusive no porta-malas.

Para quem vai manter seu veículo parado por períodos maiores a recomendação é que a calibragem seja feita no limite máximo.

Já que se ficar muito tempo parado e os pneus estiverem calibrados com pressão baixa, eles poderão ficar deformados.

Outra recomendação relacionada ao bom funcionamento dos pneus é uma vez a cada 15 dias é movimentar o carro.

Diferente da bateria, os pneus precisam mudar de posição, rodar um pouco para não terem seu formato comprometido.

Como cuidar do seu auto durante a quarentena:

Limpeza:

Item importante, que muitos não dão a devida atenção.

Antes de “encostar” um auto na garagem é importante fazer uma limpeza geral nele.

Limpar a parte externa do veículo é importe para remover qualquer sujeira que possa levar a danos graves na pintura dele, por exemplo. Fezes de pássaros são ácidas e se deixadas por muito tempo removem o brilho da pintura, deixando marcas foscas permanentes.

Então é de suma importância se atentar a isso antes de deixar o carro parado por meses.

Já a limpeza interna é importante para remover possíveis migalhas do interior do veículo. Isso evita a proliferação de insetos, além de evitar mal cheiro futuro.

Sem falar que quando você voltar a usar o veículo não vai querer vê-lo em péssimo estado de conservação, não é?!

Fluidos:

Assim como o falamos da bateria, devemos dar atenção aos fluidos do veículo.

Mas diferente da bateria, que apenas dando partida já faz com os sistemas funcionem com o óleo é diferente.

Para o óleo é necessário andar com o carro, isso porque ele circulará por todo o motor, dando uma “renovada” no óleo antigo que estava parado há tempos.

Então não se esqueça desse importante componente para o perfeito funcionamento do seu auto, para quando voltar a usá-lo estar tudo perfeito.

Local estacionado:

Muitas pessoas não moram em um local com garagem. Imagine então uma garagem coberta, definitivamente não é para todos.

Esse é um fator que deve ser pensado antes de deixar o auto parado por algum tempo. O ideal é que o veículo fique em local coberto, para não ter exposição ao sol e as chuvas de forma frequente.

Não tem essa possibilidade? Opte pelas capas protetoras de veículos. Você poderá compra-las em lojas especializadas na venda de acessórios automotivos.

Elas protegem contra os danos causados pela exposição solar. Mas lembre-se que a melhor forma de utiliza-la é com a lataria limpa e seca.

Há também algumas capas automotivas muito grossas, que podem acabar riscando o carro. Se esse for o caso da sua, após a lataria limpa e seca coloque um pano/lençol sobre ela, e só depois cubra com a capa protetora.

.

Depois dessas dicas para deixar seu auto parado nesse período de quarentena ou em qualquer outro momento que seja necessário (férias de fim de ano, uma longa viagem), seu carro estará menos vulnerável.

Seja qual for o motivo, não podemos descuidar desses detalhes para quando retornarmos a utilização do veículo, tudo esteja funcionando perfeitamente.

Gostou das dicas? Então compartilhe esse artigo com quem precisa vê-las também.