Para especialistas da área, a palavra que define o mercado de automóveis em 2020 é otimismo. Eles acreditam em um reaquecimento e em uma retomada da economia, garantindo o atendimento de uma demanda que se encontra reprimida dentro do setor automobilístico.

Além disso, os investimentos no setor automobilístico serão capazes de melhorar a experiência do motorista, resultando em mais segurança nas estradas e nas cidades. Quanto à tecnologia, mais avanços surgirão na medida em que mais veículos terão assistência semiautônoma ao condutor. Sabe o que vem de novo por ai e compre auto de qualidade e procedência no Interior Carro.

Tendências para o mercado de automóveis em 2020

Em suma, o mercado de automóveis tem sim perspectiva de crescimento neste ano vigente. De acordo com a Anfavea (A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), está previsto um crescimento de quase 10% nas vendas de veículos para 2020. A queda da taxa de juros é o que mais favorece a expansão das vendas.

O crédito também é um fator que influencia esse otimismo do setor, já que a recuperação da economia, da renda e do emprego resulta no aumento da confiança do consumidor no momento da compra ou da troca desse bem tão precioso para os brasileiros.

Neste post, reunimos as maiores tendências do mercado automobilístico em 2020, para que você fique esperto e tome as melhores decisões. Veja a nossa lista a seguir.

1. A Internet como canal principal

A Internet ganha cada vez mais relevância como o canal principal em que os compradores pesquisam antes de realizar a compra. Antigamente, a diferença é que os consumidores iam em aproximadamente 8 concessionárias antes de tomar uma decisão, e hoje, eles procuram informações nos sites das empresas, assistem a vídeos, leem artigos e somente depois visitam as concessionárias.

Portanto, as empresas vão focar, cada vez mais, em treinar as equipes para receber um consumidor mais informado com o objetivo de influenciá-lo e impactá-lo por meio das plataformas on-line.

2. A popularização dos carros SUV

O modelo de carro esportivo está na boca do povo brasileiro e vai continuar crescendo neste ano. Segundo pesquisas, a categoria foi responsável por 26,6% das vendas totais de veículos de passeios em 2019 no país. Além disso, foi constatado que o brasileiro que já possui um carro tem muita vontade de trocá-lo por um sedã ou SUV.

3. Carros independentes

Como já dissemos acima, os carros semiautônomos serão uma tendência no mercado de automóveis em 2020. Mas o que isso significa? Bem, o destaque do ano vai para o Audi A8, categorizado em nível 3. Ele não necessita de monitoramento constante do condutor para fazer um trajeto, o que é uma inovação e tanto. Com o passar dos anos, a tecnologia só vai avançar mais nesse quesito, projetando automóveis robôs que farão tudo praticamente sozinhos, de estacionar a dirigir.

O que podemos esperar do mercado de automóveis para 2020?

4. Conectividade automobilística

A tendência é que em 2020 e no futuro, as nossas coisas se conectem cada vez mais entre si: relógios, celulares, geladeiras, luzes e inclusive carros. Atualmente, já é possível conectarmos nossos celulares aos carros por meio do bluetooth. Agora, a previsão é de que em breve os veículos consigam se conectar entre si: uma comunicação perfeita entre carros por wifi.

Os aplicativos de GPS que nos auxiliam, por exemplo, não serão mais necessários, já que os carros conseguirão formular seus próprios trajetos e rotas através da reunião de diversos dados. Talvez isso ainda esteja um pouco longe de acontecer, mas 2020 com certeza será um ano em que o primeiro passo em direção a essa inovação será dado.

5. Leveza e eletricidade

sustentabilidade é uma preocupação que vai tomar conta de 2020, especialmente com tantos incêndios florestais acontecendo no Brasil e na Austrália. Os consumidores estão mais conscientes e se sentindo impactados com as mudanças ambientais. Conforme o mercado se molda, o preço dos carros elétricos diminuem, o que resulta em mais uso de biocombustível.

Além disso, o peso dos carros é um cuidado que entrará em foco, pois ele influencia na quantidade de combustível necessária e na emissão de gases do efeito estufa. Em decorrência disso, carros mais leves poderão se tornar os queridinhos dos brasileiros.

6. Freios automáticos

Freios automáticos já são comuns nos dias de hoje, no entanto, em 2020 serão melhorados e atualizados. No caso de pedestres em vias que não possibilitam desvios, o freio é acionado automaticamente assim que detecta e identifica a aproximação de seres humanos. Isso ajuda bastante a aprimorar a segurança em estradas.

Você já compreendeu as tendências para o mercado de automóveis em 2020, e agora, está na hora de começar a pensar em investir nesse setor. Continue nos acompanhando para mais novidades.