Dica importante para quem quer trocar ou comprar um carro. Comprar auto em revenda ou de vendedor particular, qual a melhor opção?

A compra de um veículo usado ou seminovo envolve uma série de cuidados que precisam ser levados em consideração, a fim de que um bom negócio seja feito.

Com a facilidade que a internet tem oferecido para compra e venda dos mais diversos produtos e a popularização dos classificados web, ficou muito mais fácil comprar um carro, mas ao mesmo tempo, os riscos passaram a ser maiores.

É nesse momento que uma dúvida muito grande surge: o ideal é que se compre auto na revenda ou pode ser um bom negócio comprar com um particular? Para que você tenha essa resposta, alguns fatores precisam ser levados em consideração e nós vamos falar sobre eles.

  1. Suporte no pós-venda ao comprar auto
  2. Procedência do veículo e garantia
  3. Financiamento e flexibilidade nos preços
  4. Opções diversificadas para comprar auto
  5. Trâmites burocráticos

1. Suporte no pós-vendas ao compra auto

Quando você compra um veículo em uma revenda de credibilidade, o suporte durante a venda e também após ela, costuma ser total. Assim, se você tiver algum problema ou dúvida após a aquisição, poderá entrar em contato com o vendedor e resolver todas as questões.

Se a compra for feita com um particular, você provavelmente não terá a mesma assistência. Tendo em vista que após a venda, o vínculo com o vendedor não costuma ser mantido e ele não tem obrigações e nem garantias para cumprir legalmente com o combinado.

Para evitar problemas nesse sentido, é ideal optar por uma revenda de carros ou fazer negócio apenas com parentes ou pessoas de confiança, com as quais você tenha garantias de que conseguirá manter contato e receber um suporte diante de uma necessidade.

2. Procedência do veículo e garantia

Para que você compre um auto e não haja grandes chances de se arrepender do negócio, é muito importante que o veículo tenha uma boa procedência. Quando a venda é feita por uma loja, existe essa preocupação da revendedora em oferecer carros com procedência certificada.

Os autos também costumam apresentar bom estado e estarem com a documentação em dia, o que evitará muita dor de cabeça. Veja 6 coisas que você precisa levar em consideração para compra auto.

Tudo isso ocorre, entre outros motivos, porque a loja tem uma reputação a zelar e caso não obedeça a esses critérios, pode ter sérios problemas e grandes prejuízos.

Já um vendedor particular, se não for alguém de confiança, poderá agir de má-fé e oferecer um veículo em estado ruim ou de má procedência, sem que você tenha conhecimento disso. E uma vez que a compra já tiver sido realizada, não há muito o que se fazer.

Outro aspecto a se considerar é que o vendedor particular, ao contrário do que geralmente acontece com a revendedora, conhece o veículo bem e pode apresentar com clareza todos os aspectos positivos e negativos do auto.

Em compensação, não oferece nenhum tipo de garantia. Já as lojas, asseguram garantia de 90 dias para problemas com o motor ou na caixa de câmbio.

Na concessionária, o veículo ainda vem com as revisões feitas e um histórico completo de utilização do carro, além do perfil do antigo proprietário, algo que é muito importante para se ter ideia dos cuidados que o carro recebeu e de que modo ele foi utilizado até ali.

compre auto em revenda x particular qual a melhor opção

3. Financiamento e flexibilidade nos preços

Uma das grandes vantagens de comprar um veículo em revendedora é que nas lojas, as possibilidades de financiamento são mais acessíveis e dá para fazer tudo diretamente do local, em razão da parceria entre lojas e bancos.

O cliente terá opções de diferentes bancos e taxa de juros diversas e não precisará ir até uma instituição financeira e enfrentar toda a burocracia desse tipo de transação.

Outra vantagem é que as lojas são flexíveis quanto aos preços e podem oferecer descontos que fazem o negócio valer ainda mais a pena.

Por sua vez, o vendedor particular, ao abrir mão de seu veículo, geralmente tem em mente adquirir outro auto e, desse modo, não existem grandes possibilidades de que ele diminua o preço já estipulado.

Mas isso não é uma regra, há casos em que o vendedor deseja tanto passar o veículo adiante que ele também acaba aceitando uma contraproposta com um valor menor, do mesmo modo que as revendedoras.

4. Opções diversificadas para comprar auto

Quando você compra um veículo em uma revendedora, obviamente você terá muitas opções para decidir qual é o melhor para suas necessidades.

Muitas vezes, você pode até entrar na loja com uma ideia e acabar saindo de lá com um veículo completamente diferente do que imaginou adquirir, em virtude da variedade de opções que você terá acesso.

Aí está mais uma vantagem da loja, se comparado ao vendedor particular, que terá apenas uma opção para oferecer.

5. Trâmites burocráticos

Cuidar da parte burocrática que envolve a compra de um veículo, como despachantes, Detran, vistorias, entre outros, é algo que qualquer pessoa gostaria de evitar.

Quando você compra em uma revenda de carros, todo esse trabalho pode ser poupado, já que a loja cuida dessas questões ou, no mínimo, já deixa todos os processos encaminhados.

Como você pôde conferir, comprar um veículo em uma revendedora traz mais garantias e facilidades e como estamos falando sobre uma aquisição grande e de muita importância, é sempre bom não arriscar para evitar decepções e frustrações futuras.

É preciso considerar ainda que, quer você compre auto na revenda, quer compre com um particular, é preciso ter muito cuidado para não ser lesado a respeito de nenhum aspecto.

São inúmeras questões a se considerar e, muitas vezes, você pode ter muitas seguranças de um lado, mas estar sendo prejudicado do outro. É bom se certificar de tudo antes de fechar o negócio e sair com a chave na mão.

Se escolher comprar em uma revenda de carros, leve em consideração o tempo de atividade do negócio e seu histórico com o consumidor. Procure por uma empresa séria e com credibilidade, que oferecerá a você todas as garantias de um bom negócio.

Se sua negociação for feita com um particular, é ideal que ele seja alguém conhecido. Comprar um veículo com uma pessoa que você nunca viu na vida e que provavelmente nunca mais verá, pode ser muito arriscado e as chances de você ter um enorme prejuízo são grandes.