Está pensando em comprar veículo em Rio Preto? Se a resposta for sim, é importante que você conheça todas as opções que podem te ajudar a alcançar este objetivo, fazendo o melhor negócio possível.

Muitas pessoas usam o consórcio para comprar um carro, como uma forma de facilitar o pagamento. Mas, será que isso vale a pena para você? Então, tire todas as suas dúvidas sobre consórcio e entenda se vale a pena fazer isso no seu caso. Este post vai ajudar você a entender as seguintes questões:

  • O que é o consórcio?
  • Como funciona o pagamento?
  • Quais as vantagens do consórcio?
  • Quais as desvantagens do consórcio?
  • Quando o consórcio vale a pena?

Vamos lá!

O que é o Consórcio?

O consórcio é uma modalidade de crédito, semelhante a um empréstimo ou financiamento. Por isso, também é regulamentado pelo Banco Central, é controlado por uma empresa especializada no assunto e apresenta um contrato de participação. Neste, constam os direitos e deveres de ambas as partes, bem com a descrição do bem que o consorciado pretende comprar. Além disso, o consórcio tem algumas características próprias que o tornam diferentes destas outras opções.

Cada consórcio tem um prazo de duração e um limite de cotas específicos, o que significa que ele pode se esgotar a qualquer momento. A administradora do consórcio controla estas cotas e o fundo que faz o financiamento, o que significa que os participantes não precisam ter contato uns com os outros.

Para participar de um consórcio, qualquer pessoa física ou jurídica pode entrar, e isso pode ser feito com um grupo ou de forma individual. Ou seja, você pode decidir sozinho comprar as cotas de um consórcio já existente e participar.

A ideia por trás dele é que quem entra consegue se “financiar” de forma mais barata o bem desejado, aqui nesse caso: o automóvel. Como o custo do bem é dividido entre todos os participantes do consórcio, ao longo do tempo você naturalmente paga menos pelo bem.

Como funciona o pagamento?

consórcio funciona de forma bem simples. Todos os participantes fazem os pagamentos e, uma vez por mês, acontece a contemplação através do sorteio. Na data firmada para ocorrer esse sorteio uma pessoa do grupo recebe a carta de crédito para fazer a compra do seu bem, no valor que contratou no início do contrato.

Além desta opção, existem os lances. Através deles, os participantes podem fazer uma oferta de pagar a mais para receber a carta de crédito antecipadamente. Isso não é obrigatório e fica a seu critério definir quando usá-lo ou não. Aliás, se você não tiver esse dinheiro do lance NADA mudará, você será sorteado (ou contemplado como é chamado no processo do consórcio) independente de qualquer valor de lance. O lance serve apenas para tentar antecipar a sua contemplação.

O pagamento, fica totalmente a cargo da empresa que gerencia o consórcio, a administradora. Ao ser contemplado, você escolhe qual é o veículo que quer, como o seu modelo, ano e todos os detalhes, e o consórcio irá cuidar de tudo para você. Ou seja, não dá nenhum trabalho, pelo contrário. O dinheiro nem entra na sua conta, em nenhum momento. Mas não se esqueça, o valor que você contratou no início do contrato será o valor disponível quando for contemplado!

Quer encontrar as melhores ofertas de carro em São José do Rio Preto e região? Então corra para o site do Interior Carro e faça uma pesquisa em algumas nas nossas revendas! São mais de 100, com certeza o carro dos seus sonhos está em alguma delas.

Compre auto em Rio Preto: vale a pena fazer um consórcio nesse momento?

Quais são as vantagens do consórcio?

Se você quer comprar carros em São José do Rio Preto precisa entender as vantagens do consórcio em relação aos outros pagamentos.

Primeiramente, em relação ao seu preço. O consórcio tem condições de pagamento mais em conta do que os financiamentos ou outros modelos de crédito.

O principal motivo para isso é que como ele é dividido entre todos os participantes, o valor é mais baixo. É diferente dos bancos que têm juros bem altos, com os quais você irá arcar sozinho. Por isso, a diferença total no preço é bem grande.

Mais uma grande vantagem do consórcio é a sua flexibilidade. Se você desistir no meio do caminho, pode reaver o seu dinheiro de volta ou vender a sua cota para outra pessoa.

Outra grande vantagem do consórcio é que a burocracia é menor do que as outras modalidades de crédito. Consórcios tendem a ter exigências mais leves, além de serem mais claras. Um exemplo é o caso de pessoas negativadas. Elas ainda podem participar do consórcio, tendo um tempo para limpar o seu nome até o momento da contemplação.

Além disso, o consórcio dispensa o valor de uma entrada, que pode ser muito alta no financiamento.

Para complementar a falta de burocracia, existe ainda uma vantagem em relação à flexibilidade do pagamento. Por exemplo, você pode adiantar o número de parcelas, ou alterar o seu valor, conforme precisar.

Por fim, existe a questão do lance. Ele jamais é obrigatório, mas você é livre para fazer lances se precisar do veículo mais rapidamente. Depende da sua opção.

Quais são as desvantagens do consórcio?

Porém, para entender se o consórcio realmente vale a pena é preciso olhar suas desvantagens.

Primeiro, ele pode ser um investimento a longo prazo. Afinal, você não controla o momento em que é contemplado. É possível dar lances para aumentar suas chances, mas isso vai contra o propósito de pagar mais barato pelo veículo, não é?

Outra desvantagem é que existe um risco um pouco maior, especialmente em relação ao financiamento. A entidade que controla o consórcio sempre tem um fundo que existe para controlar a inadimplência. Porém, se ela for maior que o esperado, pode ser que o consórcio se desfaça. Neste caso, você recebe o dinheiro de volta, perdendo apenas tempo. Mas quando se faz um consórcio com uma empresa de confiança, isso não será problema, ela terá fundos suficientes para contemplar todos.

Quando vale a pena o consórcio?

Então, agora que você já entendeu tudo sobre o consórcio, resta responder à pergunta inicial: vale a pena ou não fazer um consórcio?

Quando uma pessoa quer comprar um veículo ela tem praticamente 3 opções: o consórcio, o pagamento à vista e o financiamento. É claro que, sempre que der, compre auto à vista. Geralmente, você consegue um desconto e não assume uma dívida. Porém, é o mais difícil de conseguir, afinal, não é fácil juntar o dinheiro para quitar o carro de uma só vez.

Neste caso, é preciso pesar as vantagens e desvantagens do consórcio e do financiamento. Se você tem pressa, o consórcio talvez não seja a melhor opção. Mas, atenção, ao contratar um consórcio o procedimento é o mesmo de qualquer tomada de crédito.

Pesquise bastante as opções, para optar por uma administradora que seja segura, que não tenha problemas no mercado e que seja bem avaliada por aqueles que participaram. Também vale a pena procurar as opções de juros do financiamento e taxas do consórcio, para encontrar a opção mais barata.

Compre auto Rio Preto encontrando a opção ideal! O consórcio é uma alternativa que pode ser muito interessante, dependendo do seu caso. Se você não tem pressa em receber o bem, tem um planejamento financeiro para o investimento em longo prazo e quer encontrar um opção mais barata do que o financiamento, o consórcio pode ser bem interessante.

O mais importante é ter em mente que esta é uma opção e avaliar bem se ela é a melhor para seu caso. Agora tendo tirado todas as suas dúvidas, acesse o site do Interior Carro e escolha seu carro! Fale diretamente com uma revenda e faça um excelente negócio!