Quem é que não gosta de trocar de carro? Seja ele novo, seminovo ou usado, sempre é muito bom essa sensação de conquista de um novo automóvel.
Claro que há exceções, como no caso dos colecionadores. Esses têm muito apresso pelos seus veículos e não os vendem por nada!
E para um colecionador, quanto mais antigo for o auto, melhor. Mais valorizado ele será.
Mas se você não faz parte do time dos colecionadores de carros, deve estar atento à alguns sinais que podem indicar que talvez esteja na hora de trocar o seu auto.
Quando trocar?
Nem sempre estamos no momento ideal de compra e muitas vezes somos levados pela empolgação. E por tratar-se de um bem de alto valor, é necessário fazer uma escolha consciente, se é ou não o momento certo.
Para que você compre auto de forma segura e com procedência, pesquise muito para fazer uma boa compra.
Você pode acessar o portal do Interior Carro, que conta com mais de 100 revendas especializadas. Com certeza você encontrará seu carro ideal no site, que está cheio de ofertas exclusivas.
Mas voltando ao momento da troca do auto, a dúvida é: como saber se está na hora de começar a procurar outro?
Listaremos agora alguns fatores importantes para esse momento de decisão.
O que devo considerar para trocar meu auto?
Quilometragem:
Geralmente um carro com maior quilometragem começa a precisar de manutenções mais frequentes. E isso é normal, não tem relação com os cuidados que o proprietário teve ou não.
É um processo natural de desgaste do veículo pelo seu tempo de uso. Significa que o carro já andou bastante, estando sujeito a vias em diferentes condições de conservação. O que pode interferir nesse desgaste do auto.
Revisões:
Esse item está totalmente relacionado ao anterior, que é a quilometragem.
Especialistas afirmam que a partir dos 60.000 quilômetros as revisões começam a custar mais caro. Isso porque, é nesse momento que alguns itens muito importantes (e consequentemente mais caros) começam a precisar de trocas.
Um exemplo é a troca da correia dentada. Ela é um item extremamente importante no automóvel já que qualquer problema pode gerar danos irreversíveis ao motor.
Por isso além de custar caro, é uma revisão que não pode ser adiada. Melhor estar com ela sempre funcionando corretamente.
Então, se seu carro está chegando ou já chegou próximo a essa quilometragem, é um bom momento para pensar em troca-lo. Isso é claro, se você pretende “fugir” das revisões mais caras do veículo.
Valor do seguro:
Seguindo também a mesma linha de raciocínio dos itens anteriores, o valor do seguro aumenta conforme os anos vão se passando.
E isso já era de se esperar. Isso porque, quanto mais o tempo passa, mais o carro roda nas vias e maior a chance de dar algum probleminha ou precisar de manutenções em peças e sistemas mais caros.
Faça um comparativo entre o valor do seguro do seu carro e do carro que deseja comprar. Você irá notar a diferença nos valores.
Manutenções:
Independentemente da quilometragem do veículo fique atento às manutenções.
Suas visitas a uma oficina mecânica estão sendo muito frequentes? Sinal de que algo não está muito legal com seu veículo.
Além da preocupação em “será que meu carro vai funcionar quando eu precisar dele?” tem ainda a questão financeira a ser considerada.
Nem sempre essas idas ao mecânico custam barato. Então, se você tem levado seu carro constantemente à oficina, talvez seja a hora de começar a pensar em troca-lo por outro mais novo.
Necessidades do condutor:
Esse item não se relaciona com o tempo de uso do carro, nem com as condições em que ele se encontra.
Talvez seu carro atual seja um sedã e você precisa de um utilitário para o trabalho. Então troca-lo nesse momento é algo extremamente necessário.
Mas há outras necessidades que podem fazê-lo pensar se é o momento de trocar seu auto. Como por exemplo, você ter uma pick-up e está planejando ter filhos. Um bom motivo para investir em um carro que comporte mais passageiros. 🙂
Nesse caso, que tal conhecer os carros sedãs com maiores porta-malas? Ou então os SUVs com maiores porta-malas, isso pode ajudar na sua troca.
Nesses casos, mesmo com um carro novo, que não contemple nenhum dos itens anteriores já citados, a troca se faz necessária por pura necessidade.
Mudanças de modelo:
Esse tópico é algo imprevisível para o motorista. Nunca sabemos quando as montadoras mudarão a aparência dos veículos.
Por isso mesmo você deve estar sempre atento as novidades do mercado automotivo.
Quando há um lançamento com muitas características novas para o próximo modelo a ser lançado, geralmente os veículos de versões passadas sofram alguma desvalorização.
Devemos estar sempre atentos a essas mudanças, e ao primeiro sinal de que virá novidades em breve e se achar necessário, você faz a troca do seu auto antes do novo modelo chegar ao mercado.
Pouco uso:
Sim, tem pessoas que usam bem pouco seu carro. Para muitas pessoas um veículo serve para facilitar a vida e trazer mais comodidade ao dia a dia.
Mas em alguns casos, por conta da rotina ou mesmo dos hábitos, é mais viável utilizar transporte público ou carros de aplicativos.
Se esse for o seu caso, e seu carro costuma ficar muito tempo parado na garagem, é melhor repensar se não seria o momento de vende-lo.
Faça as contas de todos os gastos que seu carro gera no decorrer de um ano: seguro, IPVA, manutenções. E só assim decida se vale a pena mantê-lo ou vender!
Término da garantia:
Para algumas pessoas é algo super importante que o carro tenha a garantia de fábrica vigente.
Esse tempo de garantia pode variar de dois a cinco anos, tudo depende da marca do carro.
Não que isso seja um indicativo para trocar seu carro, mas para quem faz questão de estar sempre andando com um carro que ainda esteja na garantia, é sim algo importante.
Então se você é uma dessas pessoas, fique atento a esse prazo, e se ele estiver chegando ao fim, já saiba que é hora de pensar na troca do veículo.
.
Agora que você já leu todas as dicas, pode avaliar com mais cautela e certeza se é o momento ideal para trocar seu carro.
Caso resolva vender o seu, aproveite para anunciar gratuitamente no Interior Carro. Seu veículo será visto por milhares de pessoas que estão buscando fazer bons negócios.
E também se tiver certeza de que é o momento ideal para trocar de carro, no site do Interior Carro você encontrará mais de 10 mil veículos anunciados. Um deles com certeza, será perfeito para o que você precisa. 🙂