Mais de dois anos desde o início da pandemia do coronavírus. Medo, incertezas e recessão. Mas e a relação entre pandemia e o mercado de seminovos, o que podemos esperar?

Assunto mais comentado e temido dos últimos anos, o novo coronavírus fez e tem feito muitas vítimas em todo o mundo. Dessa forma, vendo o ocorrido na China e posteriormente na Itália países de todo mundo trataram de pensar em medidas de emergência para enfrentar a pandemia. E a conclusão mundial foi: isolamento social, a tão falada quarentena.

Sobre os impactos do COVID-19 nos seres humanos todos estão cansados de saber. E sobre os impactos na economia? E na indústria automobilística no Brasil?

Já que não podemos prever com muitas certezas o futuro da economia do Brasil e o mundo podemos ao menos olhar para alguns dados do passado recente e do presente para tentar fazer algumas projeções para nosso futuro.

Como ficará o mercado automotivo?

Para começarmos a falar desse assunto, vamos olhar para os dados que temos a respeito do mercado de carros novos no Brasil em 2020. Segundo especialista desse mercado, a queda anual pode variar de 10% a 20% em relação ao ano de 2019. Essa diferença de percentual é baseada no período de quarentena e retomada das atividades das montadoras no Brasil.

De qualquer forma, a situação da pandemia não foi positiva para nosso país, e para o mercado automotivo de carros novos também não.

Supervalorização dos usados e seminovos

A projeção sugerida pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) estimava a recuperação da indústria automotiva do Brasil entre os meses de julho a setembro de 2020. E uma estabilização no último trimestre do ano, de outubro a dezembro de 2020.

Não foi o que ocorreu, já que no atual momento, no ano de 2022 ainda vemos um grande “falta” de veículos no mercado. Os novos estão com prazos enormes para serem entregas, e os seminovos e usados estão super valorizados.

Sobre esse assunto, há uma nova modalidade no mercado, que é o carro por assinatura, você teria um? Clique aqui para saber mais sobre isso!

E o mercado de carros seminovos e usados?

Com todo esse cenário pessimista para o mercado de carros novos, pode-se vislumbrar um cenário positivo para o mercado dos carros seminovos e usados. Isso porque com essa paralização das montadoras e fábricas a produção de novos carros levará algum tempo para voltar ao normal depois que a pandemia passar.

Outro motivo para acreditamos ser um cenário positivo para o mercado de seminovos e usados é que as pessoas provavelmente estarão mais inseguras e receosas para investir altos valores em carros novos. Então, as que desejarem trocar de carro poderão voltar suas atenções para os carros seminovos e usados.

COVID-19 e o mercado de seminovos: O que esperar em 2020?

Quais as melhores opções?

Os carros seminovos apresentam algumas diferenças em relação aos carros usados. Se você não faz ideia de quais são, veja essa publicação aqui, em que trazemos um guia completo explicando todos os detalhes de um seminovo e um usado.

Talvez a maior diferença entre eles seja além do ano de fabricação, o valor. Então se você pode investir um pouco mais na compra do seu carro, aposte em um seminovo.

Cuidados com o carro na pandemia

Não poderíamos terminar nosso post de outra forma que não fosse falando dos cuidados que você deve ter com seu carro nesse período de pandemia.

Entre no veículo e higienize suas mãos com álcool em gel 70%, feito isso inicie a limpeza interna do carro. Como já dissemos, utilizar álcool no interior do veículo não é a melhor alternativa, ele pode manchar e danificar peças e painéis. O melhor a se fazer é limpar o painel, maçanetas, volante, câmbio e console com água e sabão neutro e seca-los com um pano de microfibra.

Para essa limpeza interna é sugerido que se utilize em um borrifador: água e sabão neutro. Não precisa encharcar o carro, claro… Borrife a mistura e logo em seguida venha esfregando e secando com o pano de microfibra. Pronto! Dessa forma você estará se protegendo e protegendo as outras pessoas ao seu redor.