Teste: GWM Haval H6 PHEV19 mantém boa autonomia e preço acessível
A nova versão demonstra a agilidade das montadoras chinesas em implementar mudanças e melhorias, embora ainda não tenham resolvido todas as questões pendentes. Aqueles que visitavam uma concessionária da GWM em busca do Haval H6 podiam optar pelo modelo HEV2, disponível por R$ 216 mil, e desfrutar do conforto do SUV híbrido. Para quem desejava a versão plug-in, seria necessário acrescentar R$ 65 mil ao valor, totalizando o PHEV34, que conta com uma bateria maior, tração nas quatro rodas e 393 cv. No entanto, muitos compradores não estavam interessados nessa opção e acabavam optando pelo Song Plus da BYD.
Surge o Haval H6 PHEV19, que se posiciona estrategicamente no mesmo segmento do BYD Song Plus, visando não perder clientes que poderiam optar pelo concorrente chinês. Seu preço é de R$ 239 mil, o que representa R$ 42 mil a menos que o PHEV34 e R$ 23 mil a mais que o HEV2, completando assim a linha de produtos. O modelo conta com tração dianteira e uma bateria de menor capacidade, mas ainda oferece um total de 326 cv combinados, o que pode atrair a atenção de quem valoriza esse número.
O destaque da classe
Exceto pelo Haval H6 GT, os demais modelos apresentam poucas diferenças entre si, como a cor das rodas e alguns emblemas. Por outro lado, o PHEV19 se destaca com suas novas rodas de 19 polegadas e um interior que combina detalhes em branco e cobre. Essa combinação é uma alternativa ao tradicional interior preto dos outros H6, mas poderia ser oferecida como uma opção para aqueles que preferem um ambiente mais discreto e sóbrio.
O sistema híbrido é bastante semelhante ao do PHEV34, que já está presente em nosso mercado há algum tempo. O motor turbo 1.5 é idêntico, assim como o motor elétrico na parte dianteira, que juntos geram 326 cv e 54 kgfm. Na prática, é o PHEV34, mas sem o motor do eixo traseiro, que oferece um total de 393 cv e 77,7 kgfm. A bateria, com capacidade de 19 kWh, é menor, conforme indicado pelo nome da versão, e o restante do veículo é igual ao dos outros modelos.
Um dos aspectos que destaca a linha Haval H6 em relação a outros veículos plug-in disponíveis no mercado é sua eficiência de recarga. Em corrente alternada (AC), ela oferece 6,6 kW, similar ao que encontramos no modelo Song Plus. No entanto, sua recarga em corrente contínua (DC) é de 33 kW, o que, conforme informações da GWM, permite carregar de 30 a 80% em apenas 28 minutos. Considerando a capacidade da bateria, a recarga em 6,6 kW em AC, que é uma potência comum em pontos de recarga públicos, leva cerca de 3 horas para completar 0 a 100%.
É o ideal ou um exagero?
Um SUV voltado para a família com 326 cv. A eletrificação realmente transformou o cenário automotivo, permitindo que motores elétricos ofereçam uma potência considerável. Junto ao motor 1.5 turbo, que é uma unidade moderna com injeção direta, o H6 PHEV19 se destaca, mesmo que não alcance os números do PHEV34. Vale ressaltar que este não é um veículo esportivo, e suas configurações não foram otimizadas para esse tipo de desempenho.
O Haval H6 plug-in oferece diferentes modos de operação. No modo híbrido, o veículo gerencia a interação entre o motor elétrico e o motor a combustão, incluindo uma opção que força a recarga das baterias. Existe também o modo de prioridade elétrica (EV), onde o sistema prioriza o uso do motor elétrico, acionando o motor 1.5 turbo apenas quando necessário. Por fim, há o modo totalmente elétrico (EV), em que o motor a combustão não é ativado em nenhum momento. Além disso, os usuários podem escolher entre os modos Eco, Normal e Sport.
Considerando que se trata de um PHEV, a principal vantagem é a capacidade de operar no modo elétrico em ambientes urbanos. Durante nossos testes, o Haval H6 percorreu 97 km em zona urbana apenas no modo EV, sendo que o motor só foi acionado pela primeira vez quando a bateria atingiu cerca de 12%. Para muitas pessoas, essa distância é superior à rotina diária, mas é sempre aconselhável ter fácil acesso a um carregador para aproveitar ao máximo as vantagens desse tipo de veículo.
Neste modo, o motor elétrico é capaz de suprir todas as demandas do SUV, que pesa 1.890 kg. Ele utiliza o torque para proporcionar agilidade nas partidas e consegue manter boas velocidades em estradas mais rápidas, quase como um veículo totalmente elétrico, alinhando-se bem à proposta de um PHEV. A GWM não divulga os dados específicos de cada motor. O modo Prioridade EV ativa o motor 1.5 turbo em situações que exigem maior aceleração, embora essas situações sejam ainda limitadas.
No modo automático híbrido, o sistema ainda dá preferência ao motor elétrico, mas começa a economizá-lo em velocidades mais elevadas, deixando que o motor 1.5 turbo assuma a tração. Obter uma média de 63,7 km/litro no painel é impressionante, mas é importante ressaltar que isso só é possível quando há bateria disponível para o jogo que o sistema eletrônico realiza entre os motores. Se a recarga não for uma prioridade, pode ser mais vantajoso optar pelo H6 HEV, que não requer recarga externa.
Na estrada, o motor elétrico acaba sendo negligenciado, enquanto o motor turbo 1.5 assume o controle. O câmbio do Haval H6 é automatizado com uma embreagem simples e possui duas marchas, utilizando o torque inicial do motor elétrico para engatar as marchas apenas em altas velocidades. Como o motor a combustão apresenta um bom desempenho por conta própria, ele se encarrega de manter a velocidade na rodovia. Nesse cenário, o consumo é de 16,6 km/litro, o que ainda é uma boa média para um veículo desse tamanho.
Em determinados momentos, é possível notar a harmonia de todos os componentes em ação. Neste caso, destacamos o torque e a potência demonstrando seu potencial, especialmente com o controle de partida no modo Sport, que permite alcançar 100 km/h em apenas 7 segundos e fazer retomadas em 4 a 5 segundos. Esses números impressionam, especialmente para um SUV familiar dessa dimensão. No entanto…
O Haval H6 PHEV, como sempre
Após mais de um ano disponível no mercado, o Haval H6 é um modelo que já se tornou familiar. Um de seus principais atrativos é o amplo espaço interno, com dimensões de 4.683 mm de comprimento e um entre-eixos de 2.738 mm. Além disso, seu porta-malas oferece uma capacidade de 560 litros, o que tem atraído muitos consumidores que desejam uma opção além do Jeep Compass, por exemplo.
A qualidade do acabamento é satisfatória, mas ainda apresenta uma quantidade considerável de plástico rígido em certas áreas, como nas portas traseiras, que têm um padrão inferior em comparação com as dianteiras. O volante é de tamanho grande e, conforme a queixa de diversos proprietários, possui um aro mais estreito do que seria esperado em um veículo que visa atrair um público mais sofisticado.
A suspensão foi projetada especialmente para o mercado brasileiro, apresentando um sistema mais rígido do que o que as marcas chinesas geralmente oferecem no país. Em certos momentos, pode ser um pouco dura, mas tende a ser mais firme. Embora não alcance o mesmo nível de sofisticação encontrado em modelos japoneses e alemães, ainda é superior ao que se observa em um BYD Song Plus, por exemplo.
O problema surge ao discutir os freios. O pedal apresenta uma sensação de borracha e requer um certo tempo de adaptação para ajustar a pressão. Em diversas ocasiões, isso pode causar surpresas, especialmente ao solicitar toda a potência do sistema híbrido. Há uma impressão de que há um "degrau" na transição entre a frenagem regenerativa e o sistema de pinças e discos, um aspecto que a GWM ainda não solucionou em seu SUV.
Compensa?
A GWM fez uma boa escolha ao lançar uma versão PHEV nessa faixa de preços, que até então era dominada pelo BYD Song Plus. Isso demonstra a agilidade das marcas chinesas em inovações e adaptações, algo que as montadoras tradicionais ainda têm dificuldade em acompanhar. É fácil imaginar que essa variante pode se tornar a mais popular do Haval H6.
Por R$ 239 mil, é possível adquirir um pacote completo de assistentes, além da potência e eficiência do sistema PHEV. O interior é espaçoso e se destaca pelo bom acabamento, especialmente considerando a faixa de preço. O Haval H6 mantém suas características (tanto positivas quanto negativas), o que impacta a eficiência do conjunto. Como já mencionamos anteriormente, é recomendável ter pelo menos um carregador para aproveitar ao máximo todos os recursos.
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GWM Haval H6 PHEV19
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