História do SRT-4

História e Evolução do SRT-4

O SRT-4 é um modelo icônico da Dodge, que se destacou no início dos anos 2000 como um dos carros esportivos compactos mais acessíveis e potentes do mercado. Lançado em 2003, o SRT-4 foi desenvolvido pela divisão de performance da Chrysler, a SRT (Street and Racing Technology), e rapidamente conquistou o coração dos entusiastas por sua combinação de potência, estilo e preço acessível.

Com um motor turboalimentado de 2.4 litros, o SRT-4 produzia impressionantes 230 cv e 300 Nm de torque, permitindo que o carro acelerasse de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos. Essa performance era acompanhada por um design agressivo, com um body kit esportivo, rodas de 17 polegadas e um interior focado no motorista, que incluía bancos esportivos e um sistema de som premium.

O SRT-4 foi produzido até 2005, e durante esse período, algumas edições especiais e melhorias foram implementadas. O modelo se destacou não apenas pela performance, mas também pela sua capacidade de personalização, com uma vasta gama de peças de aftermarket disponíveis, permitindo que os proprietários melhorassem ainda mais o desempenho e a estética de seus veículos.

Especificações Técnicas do SRT-4

  • Motor: 2.4L Turbo Inline-4
  • Potência: 230 cv a 5.000 rpm
  • Torque: 300 Nm a 2.800 rpm
  • Transmissão: Manual de 5 velocidades
  • Consumo: 10 km/l na cidade e 14 km/l na estrada
  • Peso: 1.350 kg
  • 0-100 km/h: 5,5 segundos
  • Velocidade máxima: 240 km/h

O SRT-4 também se destacou por sua suspensão esportiva, que incluía amortecedores ajustáveis e uma barra estabilizadora mais rígida, proporcionando uma experiência de condução dinâmica e responsiva. Além disso, o carro contava com freios de disco ventilados nas quatro rodas, garantindo uma excelente capacidade de frenagem, mesmo em altas velocidades.

Em termos de manutenção, o SRT-4 é relativamente acessível, com peças de reposição disponíveis em diversas lojas e online. A troca de óleo deve ser feita a cada 5.000 km, e a verificação do sistema de turbo é recomendada a cada 20.000 km para garantir o desempenho ideal do motor.

Modelos e Comparativo com Outros Carros

Ano Modelo Potência (cv) Torque (Nm) Consumo (km/l)
2003 SRT-4 230 300 10/14
2004 SRT-4 230 300 10/14
2005 SRT-4 230 300 10/14

Quando comparado a outros modelos da época, como o Volkswagen GTI e o Ford Focus SVT, o SRT-4 se destacou por sua relação custo-benefício. Enquanto o GTI oferecia uma experiência de condução refinada e o Focus SVT era conhecido por sua estabilidade, o SRT-4 se sobressaía em termos de potência bruta e preço, tornando-se uma escolha popular entre os jovens entusiastas.

Além disso, o SRT-4 era frequentemente elogiado por sua capacidade de modificação, permitindo que os proprietários personalizassem seus veículos com facilidade. Isso o tornou um favorito nas comunidades de tunning e corridas, onde muitos buscavam extrair ainda mais desempenho do já potente motor turbo.