Os automóveis FLEX começaram a ser fabricados no Brasil em 2003, sendo a Volkwagen a montadora pioneira, com o carro Gol. E essa novidade foi muito bem aceita pelos brasileiros, sendo que esse tipo de carro segue até hoje como os queridinhos.

Até porque dois é melhor que um, não é? E se tratando de combustível, é uma boa alternativa ter duas opções de combustíveis para abastecer.

Por isso mesmo, esse é um quesito bem importante no momento da escolha de um veículo. E para que você compre auto com total certeza do que deseja, é importante saber os benefícios de um carro com motor flexível.

E esse é o motivo desse artigo, trazer várias informações importantes para que você faça uma escolha consciente do seu novo carro. Vamos então as dicas?

Etanol:

O etanol é também conhecido como álcool etílico. Sua produção ocorre pelo processamento de determinados vegetais como a cana-de-açúcar, que é amplamente utilizada para isso. Mas também pode ser utilizado o milho ou a beterraba.

No Brasil, os automóveis utilizam dois tipos de etanol: o hidratado e o anidro. Para veículos com motores à álcool ou então os flex, o etanol utilizado é o hidratado. Já o etanol anidro é utilizado, como permitido pela lei brasileira, na mistura com a gasolina.

Por conta disso o etanol é chamado de combustível renovável, já que sua produção depende do plantio de vegetais como a cana de açúcar. Além de ser menos agressivo ao meio ambiente, por dois motivos.

O primeiro é que o etanol emite menor quantidade de gases poluentes e o segundo é que os gases liberados (CO2 – dióxido de carbono) são “consumidos” pelas plantações de cana-de-açúcar.

Gasolina:

Diferentemente do etanol, a gasolina é derivada do petróleo. E por esse motivo é um combustível não renovável, já que as reservas de petróleo pelo mundo se esgotarão em algum momento da história. Além disso, a gasolina gera mais gases poluentes para a atmosfera, gases esses que aceleram o Efeito Estufa.

Ela é composta por hidrocarbonetos, que em determinadas temperaturas sofrem uma combustão (queima), provocando pequenas explosões que dessa forma geram energia para o motor. Daí vem o termo “motor de combustão interna” ou “motor de explosão interna”.

Posso misturar combustível?

Pode sim! Ele é flexível exatamente por isso. Você pode abastecer com etanol ou gasolina. Mas e se meu tanque estiver na reserva com gasolina e eu quiser abastecer com álcool? Tudo bem também.

Lembra que já falamos que a nossa legislação permite um percentual de etanol misturado à gasolina? Então fique tranquilo, pois a própria gasolina já conta com uma misturinha de álcool. Isso não irá danificar seu automóvel.

O bom funcionamento do veículo não depende somente do combustível que você usa e sim de como você cuida dele, as manutenções periódicas e recomendadas e também da forma correta de utilização do mesmo, previsto no manual do veículo.

Outro detalhe importante que muitas pessoas acabam atribuindo ao combustível escolhido é o local do abastecimento. Evite comprar combustível, seja ele etanol ou gasolina, em postos sem bandeira ou os chamados “bandeira branca”.

Abasteça em postos de sua confiança para garantir que o combustível escolhido seja de qualidade e não afetará em nada a performance do seu auto.

E a gasolina aditivada?

Como o próprio nome já diz, a gasolina aditiva apresenta em sua composição alguns aditivos. Esses aditivos têm uma função de detergente, que com o seu uso contínuo vai “limpando” o motor do veículo. A sujeira vai junto com a gasolina e é eliminada no momento da combustão (queima) dela.

etanol-ou-gasolina-qual-o-melhor-para-o-seu-auto

E os valores? Qual é mais econômico?

Como já dissemos, a gasolina no Brasil apresenta certa porcentagem de álcool em sua composição. Porcentagem essa determinada por lei e fiscalizada regularmente pelos órgãos competentes para que o consumidor não seja lesado.

Sabemos também que há um senso comum sobre a “conta dos 70%” que devemos fazer para saber se é mais vantajoso abastecer com álcool ou gasolina.

Essa conta funciona da seguinte fora: para valer a pena (financeiramente falando) abastecer o automóvel com álcool, o valor dele deve ser de até 70% do valor da gasolina.

Exemplificando isso temos a seguinte situação. O posto do combustível está cobrando R$3,78 por cada litro de gasolina. Então 3,78 x 0,7 (esse 0,7 é por causa do 70%, que matematicamente significa 70 dividido por 100 = 0,7) que resulta em 2,64. Esse valor de R$2,64 é o máximo que você deverá pagar pelo litro do álcool. Se no posto ele estiver mais caro, abasteça com gasolina!

Dessa forma não existe combustível mais econômico, o etanol sempre será mais barato do que a gasolina. Mas isso não significa que você fará melhor negócio utilizando-o. É necessário fazer essa conta antes de encher o tanque.

Independente do combustível escolhido outro fator deve ser levado em consideração, que é onde o condutor mais anda. Se é na cidade, pequenas distâncias ou se roda mais na estrada, longas distâncias. Isso porque até a troca de marcha interfere nessa economia.

A primeira marcha é a que mais gasta combustível, então devemos utiliza-la apenas quando necessário, e fazer as trocas corretamente para manter um consumo adequado. Pneus descalibrados, peso em excesso e pisar muito no acelerador também interferem negativamente quando o assunto é economia de álcool ou gasolina.

Como saber o melhor para meu auto?

A melhor forma de saber qual o melhor combustível para seu automóvel ainda é testando. Caso o veículo não possua computador de bordo, que permite calcular os quilômetros rodados com um tanque de combustível, faça as contas manualmente.

Encha o tanque do carro com álcool, anote a quilometragem. Depois faça o mesmo, mas com gasolina. Ao final da experiência você terá o rendimento do seu carro em relação a cada tipo de combustível, e poderá escolher a melhor opção. Mas lembre-se que nem sempre o mais barato será o mais econômico, é preciso estar atento àquela continha dos 70% na hora de abastecer.

E já que o assunto é economia, que tal conferir os carros mais baratos e populares do Brasil? Temos um artigo no blog que pode te ajudar a fazer ótimas escolhas. E depois de pesquisar não deixe de pesquisar no site do Interior Carro.

Para que você faça uma ótima escolha e compre auto no maior classificado de carros de São José do Rio Preto e região. Temos mais de 100 revendas, com os melhores carros. Sejam eles populares, de luxo, esportivos… O melhor de seminovos e usados você encontra no Interior Carro.