Comprar um automóvel usado pode ser um excelente negócio. Se você procurar bem, e der bastante sorte, pode encontrar um veículo em boas condições, por um preço muito mais acessível do que um modelo 0 km. Porém, é preciso tomar certos cuidados para fazer um bom negócio e não ter dor de cabeça depois.

Por isso, listamos 7 coisas que você precisa saber para realizar a compra do carro usado com muito mais segurança em São José do Rio Preto e região.

1 – Fique atento onde comprar o automóvel

A primeira dica é ficar atento onde você vai procurar o automóvel. Por exemplo, encontrar um conhecido ou confiar apenas no boca a boca pode levar você aos melhores preços, mas geralmente, não irá garantir muita segurança e critério para a escolha dos veículos que você procura.

As concessionárias são uma boa opção, apesar de terem preços mais alto do que outros meios de compra e venda de automóvel.

Existem portais que trazem uma ótima seleção de autos por um preço muito mais barato do que nas concessionárias, mas com um número muito maior de opções. É o melhor dos dois mundos.

Em nosso site você encontra opções variadas de automóveis para venda e consegue fazer uma pesquisa por marca, modelo, ano ou valor. Acesse e confira!

2 – Faça um primeiro teste visual

Para que você compre auto em São José do Rio Preto, o primeiro passo é fazer uma avaliação visual bem simples do veículo. Neste caso, o ponto que você mais vai observar são os itens básicos de segurança.

Por exemplo, um carro precisa ter um extintor de incêndio dentro da validade, uma chave de rodas e o estepe com boas condições de uso. Você também pode verificar o nível de óleo e a última vez que foi trocado. O ideal é pedir ao dono atual o histórico de revisões do veículo.

Uma ótima dica é ficar de olhos nos pneus. Muita gente não pensa em olhá-los, pois são relativamente baratos e fáceis de trocar. Mas eles podem contar um pouco da história do carro. Se tiverem um desgaste desproporcional de alguma forma, é um sinal de que pode haver algo errado com o alinhamento do carro.

Provavelmente, estes não são motivos para deixar de comprar o veículo. Se o carro tem um bom preço e está sem um extintor, compre auto sem ter medo. Porém, essas são ótimas informações que você pode usar para negociar o preço.

3 – A avaliação mecânica e de acidentes

Além desta avaliação mais superficial, é ótimo fazer uma avaliação mecânica. Jamais compre auto sem dar esse passo importante.

Comece ligando o carro com uma marcha lenta. Verifique os ruídos e as vibrações no volante e no câmbio. Perceba como ele se comporta ao passar por buracos e se o pedal do freio está em condições ideais.

Se você tem algum amigo ou conhecido que é mecânico ou que, pelo menos, conheça o funcionamento de carros vale a pena pedir uma ajuda.

O motor é o principal ponto a ser observado. Ele é o coração do automóvel e pode sair bem caro, caso não esteja em boas condições. Por isso, procure sinais, como uma fumaça mais escura, se existe vazamento de óleo ou se o ruído está estranho. O motor é mais importante do que qualquer aspecto estético e, se estiver tudo bem, compre auto sem medo.

4 – Compre auto com o manual do proprietário

O ideal é que seja sempre priorizado comprar veículos que venham com o manual. Isso é importante, pois ele pode responder uma série de dúvidas que venham a existir sobre o estado do veículo.

Por exemplo, os carimbos das revisões feitas na autorizada são feitos a partir do manual. Portanto, sempre pergunte ao vendedor se ele ainda possui esse documento.

Caso não tenha, isso não é necessariamente um motivo para abandonar o negócio. Mas é um sinal de que o seu passado talvez não seja muito bom.

compre auto usado 7 coisas que você precisa estar atento

5 – Descubra se o veículo já passou por algum acidente

Compre o auto apenas depois de descobrir se ele já passou por algum tipo de acidente. É possível, e até provável, que o vendedor minta, mas perguntar não custa nada. Caso isso tenha ocorrido, e o carro foi bem consertado, é mais difícil de saber. Porém, existem alguns truques.

Primeiro, fique atento ao alinhamento das portas, capôs e porta-malas e também se existe alguma coisa estranha no tom da pintura. Uma boa dica é ficar atento a cor do parafusos das portas e tampas. Geralmente, eles são da mesma cor da carroceria, mas podem ter sido trocados em casos de acidente.

Outro bom ponto a observar é se o carro já passou por alguma enchente. É comum acontecer em São José do Rio Preto, então, vale a pena perguntar. Neste caso, olhe debaixo do carro e verifique se a lataria não está podre. Além disso, o macaco, a chave de roda e outras peças podem estar enferrujadas.

O cheiro é também um bom indicador se o carro passou por essa situação. Normalmente, poeira e mofo são sinais de enchente e se existe um perfume de automóveis, desconfie.

6 – Existem pendências jurídicas e as peças são autênticas?

Não compre auto sem antes pelo menos tentar verificar a situação jurídica do mesmo. Se o vendedor disponibilizar o CPF ou CNPJ, você pode ir até a prefeitura de São José do Rio Preto, no Detran ou no site da Receita Federal para verificar se existe alguma pendência jurídica.

Quanto a autenticidade das peças, especialmente do chassi e do motor, isso pode ser resolvido com uma vistoria gratuita do Detran.

7 – Garanta que não vai comprar um veículo roubado

Infelizmente, um problema recorrente no Brasil é o roubo de veículos, seguido de tentativa de venda. Por isso, esse é um medo constante de quem compra carros usados.

Felizmente, existe um truque bem simples para ajudar a reconhecer isso: fique atento aos vidros. Segundo a lei, todos os vidros precisam ter o número do chassi. Se algum dos vidros foi trocado ou você não encontra esses números, já sabe que o veículo não foi obtido de uma maneira legal.

Agora que você já sabe estas dicas, tenha elas em mente e compre auto com toda a segurança de um bom negócio em São José do Rio Preto. Acesse o nosso site e confira as opções de negócio que temos para você!