É claro que quando vamos comprar auto usado ou mesmo um seminovo geralmente ele já está com a revisão em dia. Faróis, freio, filtro do ar, óleo novinho… Todos os itens de segurança e também os demais, devem estar em perfeito funcionamento para comprar ou vender auto.

Mas independente disso, devemos estar sempre atentos aos pequenos (ou grandes) sinais que nosso veículo mostra. E esses sinais não podem ser ignorados pois nos livrarão de muitos prejuízos futuros com o auto, além de muitas vezes colocar a vida do condutor e quem anda junto em risco. 

Pense na revisão como um investimento: você está cuidado no seu bem  material, cuidando da sua vida e segurança. Então da próxima vez que ouvir um barulho diferente ou ver uma luz acessa que antes estava apagada, redobre sua atenção. Talvez seja a hora de levar seu carro para a mecânica ou concessionária autorizada.

Mas se você não tem experiência ou talvez não presta tanta atenção assim a esses sinais, não se preocupe. Nesse artigo falaremos de alguns sinais importantes para você começar a pensar em levar o carro para revisar.

Vamos a eles? Veja agora 5 sinais importantes que indiquem que o veículo deve ir para a revisão.

Compre auto em Rio Preto: qual o momento de fazer revisão.

1. Luz acesa no painel:

Como já citamos anteriormente, se você vir uma luz acesa no painel (que geralmente não fica acesa) preste atenção no símbolo que ela retrata. Pode ser o símbolo de uma bateria, uma ferramenta, ou até airbags.

Cada luz no painel tem sua função específica, e podemos descobrir isso lendo o manual do veículo. Mas caso você não tenha tempo para verificar no manual a função dela e essa luz seguir acesa por alguns dias, então talvez você deva procurar um mecânico de sua confiança e verificar. Melhor descobrir o problema no início, os prejuízos serão menores, acredite.

Compre auto em Rio Preto: qual o momento de fazer revisão.

2. Bateria:

Esse sinal é um dos mais comuns e fáceis de ser percebido: problemas na bateria. E convenhamos, a bateria é o “coração” do auto, então se ela não funciona corretamente, o veículo como um todo não funcionará também.

Muitas vezes, a bateria descarregou por algum descuido do condutor. Seja ter deixado os faróis acesos durante a noite toda, ou passar muito tempo com o rádio ligado com o carro desligado. 

Utilizar o motor do veículo de forma errada também prejudica o bom funcionamento da bateria. Então não é aconselhável ficar ligando e desligando o carro em períodos seguidos e por curto espaço de tempo.

A identificação de problemas (ou mesmo ela estar descarregada) é muito simples de notar. Os vidros e travas elétricas não funcionam mais, ao dar partida o carro não liga. E se isso acontecer, sem nenhum motivo aparente, é importante levar o veículo para a revisão. 

Compre auto em Rio Preto: qual o momento de fazer revisão.

3. Temperatura do veículo:

Sim, você leu certo: temperatura do veículo. Talvez nunca tenha reparado, mas geralmente ao lado do velocímetro dos veículos tem um medidor de temperatura.

É normal em qualquer carro que esteja em movimento esse medidor estar marcando uma temperatura mais elevada. O que não pode é ocorrer um superaquecimento. 

Esse marcador é um indicativo de algo não está bem no motor do veículo. E se ignorado, e superaquecer pode gerar grandes prejuízos para o proprietário.

Isso sem falar no susto, já que muitas vezes o calor é tão intenso no interior do capô que chega a sair até fumaça do carro. Quem ai nunca viu uma cena dessas? 

Parece coisa de filme, mas o radiador muito quente, ou problemas no reservatório de água ou até mesmo em alguma ventoinha podem ocasionar esse tipo de problema.

Então antes que algo aconteça, ao notar que a temperatura do veículo está muito elevada, leve-o para fazer uma revisão.

Compre auto em Rio Preto: qual o momento de fazer revisão.

4. Ar condicionado fraco ou fedorento:

Nem precisamos falar que esse item antes considerado “de luxo”, hoje é obrigatório em qualquer automóvel. Isso porque na maior parte do Brasil, o clima é quente até mesmo no inverno ou meses mais frios. 

Desse modo, a utilização do ar condicionado dos carros é intensa! E talvez com algum tempo de uso, você comece a perceber que ele parece não “dar conta” de manter o carro em temperatura agradável.

Isso pode estar acontecendo porque o filtro do ar está sujo, ou então porque há pouco gás ou até mesmo um vazamento de gás do ar condicionado.  Não há nada que possamos fazer, a não ser levar para quem entende e pode resolver o assunto, ou seja, está na hora de levar o auto para a revisão.

Há ainda outro indício de que o ar condicionado do seu carro precisa ser visto de perto por um especialista, o mau cheiro. Sim, sabe quando ligamos o ar e logo sentimos um cheiro desagradável!? Momento de levar o carro para a revisão!

Compre auto em Rio Preto: qual o momento de fazer revisão.

5. Ruídos incomuns:

Já mencionamos que se seu carro começou a fazer barulhos estranhos de um dia para outro, algo está errado. Se esses ruídos forem enquanto os freios são acionados, pior ainda.

Só o fato de perceber algum som diferente do habitual já seria motivo de alerta. Agora, quando se trata de barulho ao frear, a atenção deve estar redobrada.

O sistema de freios em um carro é extremamente importante para a segurança do seu condutor e passageiros. E esses sons podem indicar problemas nas pastilhas dos freios, algo relacionado à suspensão e até mesmo falta de lubrificação em algumas peças e dispositivos do veículo.

Esteja sempre atento a eles, e não relute em procurar com máxima urgência um mecânico de confiança para fazer a revisão dos componentes do seu auto. 

.

Agora você já sabe o que deve prestar atenção para saber se está na hora de levar seu carro para revisão.

Se está buscando comprar auto, saiba que o Interior Carro é o maior classificado online de carros de São José do Rio Preto. Que os carros anunciados estão todos com a revisão em dia. 

Para que você compre auto com segurança e procedência, não deixe de pesquisar nas mais de 100 revendas autorizadas do Interior Carro.

E se você quiser vender seu carro, saiba que pode fazer isso gratuitamente pelo site. Aproveite e faça excelentes negócios!