Está querendo comprar um carro e não sabe o que é melhor? Confira se deve optar por um carro com direção elétrica ou hidráulica.

Há alguns anos, falar que um automóvel possuía direção hidráulica era item de luxo. Quem tirou sua carteira de motorista há pelo menos uns 15 anos vai se lembrar do carro da auto escola.

Para muitas pessoas, senão a grande maioria, o carro em que aprendemos a dirigir tinha aquela direção pesada. Fazer baliza era um sacrifício, necessitava além de noção espacial, muita força pra girar o volante.

Sortudo daquele que utilizou um carro com a maravilhosa direção hidráulica. O volante ficava mais “molinho”, mais fácil conduzir e manobrar o carro.

Por isso mesmo, quando vão comprar auto é muito comum que as pessoas procurem por carros que tenham direção hidráulica. Ela tornou-se item indispensável para muitos motoristas, assim como o ar condicionado.

Mas além da direção hidráulica, temos outros tipos como a elétrica. E também a eletro-hidráulica.

E por ser algo bem importante no momento de compra e venda de autos é o assunto que trataremos nesse artigo.

Quais as diferenças entre elas? Qual é melhor?

Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto e assim compre auto com segurança e procedência. Não se esqueça de pesquisar no site do Interior Carro, que é o maior classificado online de carros.

Pesquise, compare e faça o melhor negócio.

O que é e como funciona a direção hidráulica?

Como já dito anteriormente, um carro que apresenta direção hidráulica torna-se mais confortável para dirigir. Para que isso ocorra há uma série de componentes, que formam o sistema hidráulico do automóvel.

De forma geral, há uma bomba hidráulica que faz todo um trabalho inclusive a circulação de fluidos.

A pressão que esse fluido faz, reduz a força que o condutor do veículo terá que fazer no volante.

Todo esse sistema hidráulico pode reduzir muito o esforço que fazemos. Dependendo do automóvel essa redução pode chegar à 80%. Fala se não é uma melhoria e tanto?

Mas e os aspectos negativos? Um dos pontos é que a direção hidráulica só pode “sair de fábrica”, não sendo possível modifica-la posteriormente. E outro ponto negativo é a manutenção dela, que deve ser feita por profissional especialista.

E a direção elétrica? O que é e como funciona?

Esse sistema é mais recente e moderno do que o hidráulico. Um carro equipado com esse tipo de direção é ainda mais leve do que um carro com direção hidráulica.

Seu funcionamento se dá por meio de um pequeno motor elétrico ligado a barra de direção.

Ao detectar os movimentos que o condutor faz através de sensores, esse sistema elétrico auxilia reduzindo o esforço que o motorista faria para determinada manobra.

Dentre as inúmeras vantagens desse tipo de sistema estão além da redução no esforço para dirigir, um sistema sem dependência de óleo (apenas o motor elétrico), raras manutenções e até pode ajudar na economia de combustível.

E como aspecto negativo, o que mais pesa nesse sistema é o valor. Geralmente carros equipados com direção elétrica tendem a ser mais caros.

Direção eletro-hidráulico:

Como o próprio nome sugere, os automóveis com sistema de direção eletro-hidráulico apresentam componentes dos dois sistemas anteriormente tratados: sistema elétrico e sistema hidráulico.

Em relação a parte hidráulica, temos a bomba hidráulica, que é responsável pela circulação do fluido no veículo.

Porém esse acionamento da bomba hidráulica só é possível porque há um motor elétrico responsável por isso. Sendo assim, o componente do sistema elétrico é de extrema importância para o funcionamento do carro.

Agora que você já sabe as diferenças e as vantagens de cada um dos sistemas de direção, que tal falarmos dos carros que apresentam cada uma delas?

Carros com direção hidráulica:

Depois do sistema manual, o sistema de direção hidráulico é o mais antigo. Por isso, encontraremos maior número de carros com essa opção.

Argo:

Esse modelo da Fiat é um hatch muito popular da montadora, e ano a ano vem se destacando em crescimento de vendas pelo Brasil.

Por ser um dos modelos mais novos da Fiat, o Argo apresenta além da três potências de motor, 1.0, 1.3 e 1,8 outros itens de séries bem atrativos como:

  • direção elétrica
  • ar condicionado
  • chave canivete
  • alarme antifurto
  • computador de bordo
Carro com direção elétrica ou hidráulica?

Gol:

Um veterano muito querido dos brasileiros, o Volkswagen Gol conta com sistema de direção hidráulica em seus modelos fabricados em meados dos anos 2000.

Mesmo tendo completado 40 anos de produção no Brasil em 2020, o Gol segue firme na lista dos carros mais vendidos e populares entre os motoristas brasileiros.

Carro com direção elétrica ou hidráulica?

Mobi:

Esse pequeno notável da Fiat não deixa nada a desejar para os concorrentes da mesma categoria: os compactos. Ele veio para o mercado tentar ocupar o lugar que era do Fiat Palio, outro compacto da montadora.

Apresenta motor Flex 1.0, direção hidráulica e dependendo da versão escolhida outros acessórios adicionais.

Carro com direção elétrica ou hidráulica?

Uno:

Mais um exemplar da Fiat. O Uno assim como o Gol é um carro muito apreciado pelos brasileiros.

Esse automóvel apresenta além de direção hidráulica, motores nas versões de 1.0 e 1.3, porta-malas de 290 litros de capacidade.

Carro com direção elétrica ou hidráulica?

.

Carros com direção elétrica:

Dando sequência a nossa lista, os veículos com direção elétrica, como já dissemos, são mais leves, porém podem ter maior valor. Veja alguns modelos:

HB20X:

De maneira geral, o HB20 é um modelo que vem conquistando mercado no Brasil. Impossível não ver facilmente um HB20 na rua, não é?

Ele é um carro da categoria dos compactos, bastante econômico, com design bonito e jovem.

O novo HB20X está na lista dos veículos com direção elétrica, tornando o carro mais leve e econômico.

Carro com direção elétrica ou hidráulica?

Ka:

Um dos carros mais vendidos no primeiro trimestre de 2020, o Ford Ka apresenta diversas versões.

Em linhas gerais, o Ford Ka é o automóvel mais vendido da montadora no Brasil, e conta com três gerações.

Talvez por agradar tanto os brasileiros, foi que essa versão Ka SE começou a ser produzida com ar condicionado e direção elétrica de série. Os demais acessórios variam de acordo com a versão escolhida.

Procurando por um Ford Ka SE? Confira o estoque do Interior Carro. Aproveite a visita ao site e já conheça as outras versões do Ford Ka.

Carro com direção elétrica ou hidráulica?

Kwid:

Sucesso de venda da Renault, esse subcompacto apresenta motor 1.0 SCe que garante mais economia, além da direção elétrica que também auxilia nesse aspecto.

Apesar de ser um carro pequeno, o modelo apresenta capacidade de 290 litros no porta-malas e algumas versões contam ainda com um central multimídia bem completa.

Carro com direção elétrica ou hidráulica?

.

Carros com direção eletro-hidráulica:

E por fim, mas não menos importante. Temos os carros que apresentam peças dos dois sistemas.

Sandero:

Outro representante da Renault. Esse espaçoso hatch é um ótimo representante dos automóveis com direção eletro-hidráulica.

Além disso, ele apresenta um porta-malas com capacidade para 320 litros, sendo o líder no seu segmento.

Apresenta entre outras vantagens motores em várias potências:

  • 1.0 Flex
  • 1.6 Flex
  • 2.0 Flex

Sem falar que seu câmbio pode ser manual ou automático. E também apresenta um modelo esportivo.

Carro com direção elétrica ou hidráulica?