Ter um automóvel está no topo da lista dos desejos de muito brasileiros. Qual adolescente não sonha em tirar sua “carteira de motorista” assim que faz 18 anos e sair dirigindo por ai? E ainda, ao completar a maioridade, ter o seu próprio carro, do jeitinho que sempre sonhou, para curtir a sonhada liberdade.

Então pra que você compre auto com segurança, e realize esse desejo tão esperado nada melhor do pesquisar, se informar e comprar o veículo em um local de procedência.

E esse não é apenas sonho de adolescente não! Quem não sonha (ou já sonhou) em ter o carro do ano, trocar o seu carro por outro mais potente, cheio de acessórios e equipamentos modernos?! Mas nem sempre é possível ter um carro zerinho, do ano… E é claro que não somente os “zeros” são carros de qualidade ou que são os desejos dos consumidores, temos também os carros seminovos e usados (que são tão bons quanto, basta saber analisar alguns detalhes para fazer um bom negócio), e essas definições causam muitas confusões e muitas pessoas acreditam que sejam a mesma coisa.

Vamos falar um pouco do que diferencia um usado de um seminovo para que você tire todas as suas dúvidas e faça uma excelente compra.

CARRO NOVO:

 Esse todos sabem, é o carro zero quilômetro, que acabou de sair da montadora. Tem aquele “cheirinho de novo” que muitos adoram e vem com todas as garantias. Mas os valores são mais altos e muitas vezes as condições de pagamento não são tão atraentes e boas.

CARRO USADO X CARRO SEMINOVO:

Listamos aqui alguns diferenças primordiais para tentar te ajudar com essas definições. Vamos ver algumas?

Tempo de fabricação:         

A característica principal dos carros seminovos é que eles devem ter até três anos de fabricação e NÃO de uso. Então se tomarmos por exemplo um carro fabricado em 2018, até 2021 esse carro será classificado como um carro seminovo.

Quantidade de donos:

Como já sabemos que um carro seminovo deve ter menos de três anos de fabricação, em relação ao número de donos esse carro para ser considerado um seminovo deverá ter tido apenas um dono (isso não é uma regra, mas sim o que mais se vê no mercado).

Quilometragem:

Mais um quesito super importante para a classificação de um carro seminovo é quanto ele já “rodou” por ai. Quanto maior a quilometragem do carro significa que mais ele já andou, o que aumenta muito as chances desse carro apresentar avarias e de ter passado por mais reparos.

Muito se discute sobre qual a quilometragem ideal para classificar um carro em seminovo, e chegou-se a um consenso de que até 20 mil quilômetros por ano seria o ideal. Então, se voltarmos ao nosso exemplo do “tempo de fabricação” com aquele carro que foi fabricado em 2018 e será vendido como um seminovo em 2021 (3 anos de uso) deverá ter o limite de até 60 mil quilômetros rodados.

Atenção! Se você estiver interessado em comprar um carro que tenha menos de três anos de fabricação, mas que tenha quilometragem muito superior a 60 mil quilômetros, fique atento. Talvez esse carro seja classificado como USADO e não mais como seminovo, informe-se com a revenda e negocie bons descontos.

Compre auto em Rio Preto: carro usado ou seminovo?

Bem conservado ou pouco conservado?

Como já vimos nos outros tópicos, determinar se um carro se enquadra em “usado ou seminovo” envolve muito fatores. Mas geralmente (eu disse geralmente, o que pode não ser uma regra) um carro seminovo tem menos de três anos de fabricação, como você já viu aqui nesse artigo… Em relação a esse tempo de fabricação e consequentemente de uso, podemos associar outra característica para nos ajudar nessa determinação: o estado de conservação do veículo.

Isso quer dizer que, um carro seminovo provavelmente estará mais bem conservado do que um carro tido como usado. Um seminovo apresentará menos avarias e marcas de uso, o que aumentará seu valor na hora da venda. Mas ao mesmo tempo não gerará gastos futuros para o novo dono; seja pra arrumar algum “amassadinho” na lataria ou até mesmo na reforma da tapeçaria dos bancos. Por isso, esse item é algo importante a se avaliar no memento de comprar auto: o maior valor pago hoje, pode ser a economia de amanhã. E se você é de Rio Preto ou região e quer comprar carros seminovos ou usados de qualidade e procedência, o Interior Carro é o seu lugar. Acesse nosso estoque e faça excelentes negócios!

Compare valores, sempre!!

Sabe aquele ditado “Quando a esmola é muita, o santo desconfia”?! Pois bem, ele deve ser lembrado sim no momento de comprar um automóvel. É claro que para toda regra há exceções, mas quando falamos de um bem de consumo de valor alto, como um carro, temos que estar atentos aos valores!  Mas então, o que devemos levar em consideração ao avaliarmos os valores dos automóveis?

  1. Ano de fabricação e ano do modelo
  2. Garantia contratual (é a garantia que a montadora oferece)
  3. Revisões do carro (estão todas OK? Foram feitas na concessionária?)
  4. Acessórios (são itens colocados pelo antigo dono que aumentam o valor da venda, por exemplo, central multimídia e alarmes).
  5. Itens de série (já esses são os itens que o carro apresenta desde que saiu da montadora, como exemplo podemos citar: desembaçador de vidros, ar quente…)

Somente se atentando a todos esses detalhes que é possível fazer uma comparação correta entre carros usados e seminovos. Já que um carro usado pode estar mais caro que um seminovo pelo simples fato de seu estado de conservação ou de seus itens de série e acessório. Não podemos comparar os valores de um Fiat Uno 2018 (seminovo) com os valores de uma Toyota Hillux 2013 (usado), não é mesmo?

E então? Depois de todas as nossas dicas você se sente mais preparado para comprar seu carro novo? Esperamos que sim!

Usado ou Seminovo? Não sabemos o que você vai decidir depois de ler esse texto, nem qual marca ou modelo de carro você pretende comprar, mas podemos garantir que os melhores negócios você encontrará no Interior Carro. Nós somos o maior classificado online de carros de São José do Rio Preto e toda a região, estamos no mercado automotivo há mais de 10 anos.

Além disso, contamos com mais de 100 revendas com os melhores veículos. Aqui você com certeza fará excelentes negócios, seja para comprar ou vender carros. Ah, você pode anunciar seu carro gratuitamente no Interior Carro, aproveite venda o seu e sai de carro novo!