Comprar um carro é o sonho de muitas pessoas. Esse sonho não tem gênero, idade, nem classe social. Seja para ter mais conforto, para trabalhar, para sair com os amigos e família, todo mundo quer um carrinho para chamar de seu.

Mas quando pensamos em comprar auto, devemos não só pensar no seu valor de compra, mas em todos os outros gastos que sua posse irá implicar. Seja IPVA, seguro obrigatório, combustível, manutenções e revisões… Enfim, todos esses custos devem ser calculados para não pegar o futuro proprietário de surpresa.

Para o ano de 2021, não haverá necessidade de pagar o DPVAT, que é o seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.  Um gasto a menos para os proprietários de veículos (e vale para caminhões, ônibus, carros e motos), mas lembre-se é algo isolado e específico desse ano. Qualquer pendência de anos anteriores deverá ser paga.

E o IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, conhecido por IPVA, tem seu pagamento obrigatório todos os anos, e seu valor é calculado de acordo com o valor do veículo, em média 3%.

Mas alguns veículos são isentos, você sabia? E que algumas deficiências ou limitações do condutor podem isentá-lo também de pagar esse imposto, além de algumas doenças crônicas.

Mas voltando ao assunto do imposto, ele é calculado de acordo com o ano de fabricação do auto, e essa “idade” considerada para isentar o proprietário ou não, varia de estado para estado, podendo ser de 10 a 20 anos.

Qual a variação estadual dessa isenção?

Como já dissemos, ela varia de acordo com o Estado que o condutor reside. 

Veículos com 10 anos de fabricação têm isenção de IPVA nos Estados de Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima. 

Veículos com 15 anos de fabricação têm isenção de IPVA nos Estados de Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins. 

Veículos com 18 anos de fabricação têm isenção de IPVA apenas no Estado de Mato Grosso. 

E o maior tempo de fabricação dos veículos, que exige 20 anos dessa data para ter isenção de IPVA, ocorre nos Estados de Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Percebeu que três Estados não apareceram ainda em nossa lista? 

Isso porque em Minas Gerais e Pernambuco a cobrança do IPVA é feita de forma a conceder descontos progressivos ao proprietário, então não importa se o auto tem mais de 30 anos, ainda assim ele deverá pagar o imposto.

E por fim, no Estado de Santa Catarina todos os veículos que têm sua data de fabricação até 1985 apresentam isenção do imposto, o que significa ter um carro com mais de 36 anos na garagem.

compre-auto-e-não-pague-IPVA

Afinal, quais carros não pagam IPVA?

Tomaremos como base os carros do Estado de São Paulo, e o ano base de 2020. Sendo assim, qualquer carro fabricado no ano 2000 atualmente não terá cobrança do IPVA.

Veja agora alguns carros isentos de pagar esse imposto!

Que tal começar o ano com um auto isento de IPVA? Compre auto com procedência em uma das mais de 100 revendas do Interior Carro. Somos o maior classificado online de carros de São José do Rio Preto e região. 

Se precisa vender seu carro, saiba que no Interior Carro você anuncia gratuitamente seu auto até vender! Não perca a oportunidade de fazer excelentes negócios.