Todo ano é sempre igual. Com a chegada das estações mais frias, como o inverno, as pessoas começam a tirar suas roupas de frio do armário.

E com o nosso carro deveria ser igual, deveríamos ter o mesmo cuidado. Isso porque no tempo frio, devemos ter alguns cuidados importantes com os veículos, para que eles sigam funcionando perfeitamente.

De forma atípica nesse ano de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, nossos carros já ficaram parados por mais tempo do que gostaríamos. Esse tempo parado também merece cuidados especiais.

Você sabe como cuidar do seu carro na quarentena?

Voltando a falar do tempinho frio, esse artigo abordará quais cuidados devemos ter com nosso carro. Quais os itens que devemos dar mais atenção e estar sempre observando.

Esses cuidados são importantes para que você use o carro da melhor forma. Mas também são válidas caso queira vender ou comprar auto.

Pois nesse momento de buscar um novo veículo, tudo deve estar funcionando perfeitamente. O que melhora o valor da venda e evita gastos futuros.

Cuidados com os autos no tempo frio:

compre-auto-e-cuide-do-seu-carro-no-frio

Bateria:

Sempre que começa a esfriar, pensamos logo na bateria do carro, não é mesmo? E quem pensa nela tem toda razão de estar preocupado.

A bateria do veículo geralmente precisar trabalhar mais em períodos de frio. As baixas temperaturas “consomem” mais energia dela, fazendo com haja naturalmente um desgaste maior nesse período.

Por esse motivo, é muito importante que você esteja atento aos itens que a utilizam bastante. Como por exemplo, não esquecer rádio nem lanternas ligadas quando desligar o carro.

Eles, como já dito, consomem potência da bateria. Deixar os faróis ligados sem querer durante a noite, pode fazer com que o carro não ligue no dia seguinte.

Isso sem falar que manter o carro parado por longos períodos pode prejudicar seu bom funcionamento.

Por isso, se o carro precisar ficar parado, é recomendado que uma vez na semana ele seja usado. E para isso basta uma pequena volta no bairro.

Cinco minutos já serão suficientes para manter a bateria do seu auto funcionando!

Ar condicionado:

Pode não fazer sentido falar do ar condicionado, certo? Mas faz sim.

Em veículos com ar condicionado digital, você pode até liga-lo em uma temperatura mais alta do que a temperatura do ambiente interno, para ficar “quentinho”.

Mas se o seu auto não tem essa opção, você precisa saber que mesmo no frio é necessário sim ligar o ar condicionado. Nem que seja 10 minutos por semana, nesse período gelado.

Assim como a bateria do carro precisa “funcionar” o ar condicionado também precisa.

Além de fazer com o ar circule por todos os componentes mantendo-os sempre funcionando, você evita odores ruins e também a proliferação de microorganismos.

E não se esqueça, além de colocar o ar condicionado em funcionamento é necessário também fazer a manutenção dos seus filtros.

compre-auto-e-cuide-do-seu-carro-no-frio

Pneus:

Item bem importante para estar sempre atento. Essa dica vale mais pra região Sul do Brasil, que tem episódios frequentes de neblina, chuvas e até geadas.

Dirigir com um pneu que esteja careca não é seguro em nenhuma estação do ano. Mas especialmente nessas condições, com o clima mais frio torna-se perigosíssimo!

Mas uma recomendação geral, para qualquer região do Brasil é estar atento à calibragem dos pneus.

Mantendo os pneus sempre calibrados eles correm menos riscos de ficarem deformados, além de melhorar a segurança ao dirigir e também economizar combustível.

Palhetas do para brisa:

Seja em estações geladas ou não, esse item é sempre muito utilizado. E um item de segurança obrigatórios nos veículos, segundo a Resolução 14/98 do Contran.

Essas palhetas são feitas de borracha, e com o passar do tempo podem naturalmente ir ficando ressecadas. Mas em períodos mais frios, esse ressecamento pode se intensificar a ponto de danifica-las.

Esses acessórios se danificados não cumpre perfeitamente sua função. Além de não limpar corretamente o vidro do para brisas no momento necessário, pode até acabar arranhando ou levando mais sujeira ainda.

Por isso o melhor é troca-las no período indicado no manual de instruções do veículo, ou de acordo com orientação especializada.

Reservatório de combustível para dar partida:

Esse reservatório é também conhecido como “tanquinho”. Ele está presente em carros do tipo Flex, que utilizando tanto gasolina quanto etanol.

Ele é utilizado por quem costuma utilizar mais o etanol. E nos períodos mais frios do ano, é de grande utilidade.

Um carro que foi abastecido com álcool levará mais tempo para dar partida. Isso porque em temperaturas menores a combustão do álcool é mais difícil de ocorrer.

E é aí que o “tanquinho” auxilia. Ele deve estar sempre cheio de gasolina, apenas para auxiliar nesse momento.

Após a partida ter sido dada e o carro ter ligado o motor, o etanol volta a entrar em cena, sendo o combustível usado para movimentar o veículo.

compre-auto-e-cuide-do-seu-carro-no-frio

Pintura:

Quem não gosta de ver o carro brilhando, lavado e encerado? Todas as pessoas, é claro!

Então por isso que a pintura do seu carro merece também um cuidado especial nos meses mais frios do ano. Manter o veículo encerado é uma excelente forma de manter sua pintura em dia, sempre impecável.

Mas se você mora em uma região mais fria, que costuma vez ou outra ser afetada por geadas, a solução é também a cera. Se em algum momento o seu carro ficar coberto por uma forte geada ou até uma fina camada de gelo, não tente remover manualmente.

O melhor a se fazer é jogar água fria sobre a lataria, ou então ter paciência e esperar que o gelo derreta.

.

Pronto! Agora você já sabe vários pontos importantes para observar no seu carro quando o frio chegar.

Esses itens são importantes para que seu auto esteja sempre bem conservado e funcionando com segurança.

Seu carro não está como você gostaria? Está na hora de troca-lo? Não deixe de conferir as melhores ofertas no Interior Carro. Temos mais de 100 revendas para que você compre auto com segurança e procedência.

E se precisar vender seu auto, venha pro Interior Carro também, e anuncie gratuitamente o seu carro!

Se você gostou do conteúdo e tem alguém que precisa saber dessas dicas, compartilhe esse artigo com ele. 😉