Muitos brasileiros têm o sonho de comprar um auto para poder se sentirem tranquilos, além de não enfrentar confusão dentro do transporte público. Fora aqueles que o adquirem como forma de ganhar dinheiro, com a explosão dos aplicativos para transporte. Dizem até mesmo que o automóvel é o segundo sonho de consumo dos brasileiros, só perdendo para a casa própria.

Comprar um carro não é uma coisa que pode ser feita de qualquer jeito, sem pensar, sem pesquisar ou sem precauções, pois são bens de consumo muito caros. Mesmos os usados e seminovos dependendo do modelo, podem chegar aos valores de carros novos (dos mais populares) e merecem sim toda a atenção para não levar gato por lebre.

É muito importante ficar de olho na hora da compra do automóvel, usado, seminovo ou até mesmo novo. Existe muita gente aproveitando a emoção desse momento tão aguardado pelo comprador para aplicar golpes nos que estão mais desatentos. Por isso, daremos algumas dicas para que você realize a sua compra com a segurança necessária.

Segurança na compra de automóveis

Existem algumas medidas que você pode tomar para comprar seu carro. Vamos dividi-las entre compra de carros seminovos e usados e compra de carros novos. Isso porque existem algumas dicas específicas a cada uma das categorias.

Antes de qualquer coisa, o conselho principal é procurar adquirir o seu automóvel em locais especializados. Isto, porque é um pouco mais difícil que uma revenda tente aplicar um golpe. Nós do Interior Carro podemos ajudar você a encontrar o melhor veículo com um ótimo custo-benefício. Acesse o nosso site para conhecer as opções que temos disponíveis a você. Garantimos a segurança que você precisa!

Carros usados e seminovos

Os usados e seminovos são uma opção um pouco mais barata para aqueles que desejam ter um automóvel, mas não podem comprar um zero quilômetro nesse momento. Esse é o tipo de compra mais comum a ser feita com um vendedor que não faz parte de uma concessionária.

Em geral, é um amigo, um parente, um conhecido quem oferece o veículo. Por isso, é preciso estar bastante atento e seguir as dicas a seguir:

1. Desconfie de ofertas fantásticas e de preços muito baixos

Isto é muito comum de acontecer. Quem não conhece alguém que não tenha caído em algum “conto do vigário” na hora de comprar alguma coisa? Por isso, se o seminovo ou usado que lhe for oferecido estiver em uma oferta mirabolante, desconfie. O perigo é tão grande que você pode ficar até sem o veículo, na pior das hipóteses.

Caso compre de um vendedor que não seja funcionário de uma loja, verifique sua reputação, se tem endereço fixo, contatos que funcionem. No caso de compra em uma concessionária, veja se há algum tipo de reclamação nos órgãos de defesa do consumidor antes de assinar qualquer contrato. Isto vale também para carros novos.

2. Verificar o número do chassi

O número do chassi está espalhado em três lugares diferentes de seu automóvel: no bloco do motor, nos vidros e na carroceria. Faça você mesmo essa checagem, verificando se o número é igual nos três lugares e se bate com a documentação do automóvel.

O chassi é como uma identidade do carro, que mostra onde foi fabricado, seu modelo, o ano de fabricação, dentre outras informações importantes a se conhecer do veículo. Se o chassi não bate, existe o risco de o carro ser produto de roubo ou desmanche. Fique de olho nisso.

3. Impostos pagos

Existem alguns impostos a serem pagos por aqueles que possuem automóveis, como o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o licenciamento e o seguro obrigatório.

Por isso, antes de comprar um carro seminovo ou usado é importante que você verifique se todos foram pagos, para não correr o risco de ganhar uma dívida de presente.

Todos esses dados podem ser checados no sistema do Detran do seu estado, inclusive possíveis multas que esse veículo possa possuir. Você só precisa ter consigo o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e os caracteres da placa.

Compre auto: como garantir a segurança nesse processo

4. Só compre depois de ver o veículo

Esta dica é fundamental e serve tanto para carros usados e seminovos, quanto para carros novos. É preciso verificar o carro para saber se é um modelo que se adequa às suas necessidades e de sua família. E se existe algum tipo de problema na carroceria, como uma batida ou vidros quebrados.

5. Faça a transferência da documentação do veículo

Você precisa fazer a transferência da documentação do automóvel em até 30 dias, contando a partir da assinatura do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Caso isso não seja resolvido, você pode tomar uma multa por infração grave e ainda perder cinco pontos na carteira.

Há algumas revendas no Interior Carro que possuem despachantes que podem fazer este serviço para você mediante pagamento de uma taxa.

Carros novos

Um carro novo costuma ser comprado na fábrica ou em concessionárias. Por isso, os problemas podem ser bem menores para o comprador. No entanto, é preciso ficar de olho no que se está comprando sempre. Seguem algumas dicas:

1. Melhor modelo para você

Assim como foi citado nos usados, é importante verificar se o modelo de carro zero é o ideal para você. Não adianta comprar um carro pequeno se a sua família for grande, por exemplo. É importante estar atento. Afinal, você está disposto a gastar um bom dinheiro neste bem.

2. Desvalorização

É importante que você saiba que carro novo sempre desvaloriza, já no momento em que sai da concessionária. Nesse caso, os carros usados se saem melhor, pois você o comprará com esse valor menor.

No entanto, alguns modelos desvalorizam mais do que outros. Calcule a sua desvalorização a partir do preço do mesmo modelo com um ano de uso.

3. Faça um test drive

Assim como o que foi dito na parte sobre carros usados, é preciso que você veja o automóvel zero antes de comprá-lo. E é preciso também fazer um test drive, para saber se você se adapta ao veículo e se ele preenche os requisitos que você deseja.

Agora que vc já sabe o que deve observar antes de comprar o seu novo carro, que tal acessar o site do Interior Carro e dar uma pesquisada nas melhores ofertas? Somos uma associação de lojistas de carros com mais de 60 associados. Vendemos carros em São José do Rio Preto e região o que nos torna o maior classificado online de carros da região. Não vai querer perder essa oportunidade, certo?