O momento da compra do primeiro carro é importante na vida de toda pessoa que sempre sonhou em dirigir. Contudo, é também um momento de ansiedade e tensão: entre as diversas opções, como escolher o melhor modelo? O artigo a seguir mostra 4 dicas essenciais para quem vai comprar seu primeiro carro. Confira e compre auto com segurança e certeza do que quer!

Você já está pronto para ter um carro?

Autoconhecimento é tudo. Antes de falar sobre as dicas para quem quer comprar seu primeiro veículo, uma boa ideia é fazer uma análise da sua vida para saber se você está pronto para ter um carro e se esse é o momento certo para isso. Preste atenção nos questionamentos a seguir.

É válido questionar, em primeiro lugar, o motivo para querer comprar um carro. Nem sempre as pessoas fazem uma grande compra por um motivo razoável. Seria para evitar os múltiplos problemas do transporte público? É por que sempre foi um sonho seu? Ou por que você gosta muito de viajar e um carro, seria muito útil?

Agora que você sabe por que precisa de um carro, é hora de considerar outros fatores que estão intrincados à compra. Faça uma análise da sua vida financeira e veja se pode gastar com algo tão expressivo assim. Claro que pode valer a pena comprar um carro usado, mais barato, mas, antes de falar sobre isso, vamos considerar outras questões.

1. O custo de manter um carro

Manter um carro funcionando, que não fica em desuso, é um desafio que muitos motoristas de primeira viagem não param para analisar. Ao comprar um carro, muitos apenas se preocupam com as parcelas da compra, mas não dão bola para outros gastos necessários.

Se você terá um carro, é suposto que vai usá-lo, não é? E usá-lo significa, mesmo sem querer, desgastá-lo aos poucos. É preciso pensar que um carro não continua 100% para sempre; suas peças vão quebrar, ele pode precisar de uns ajustes, será preciso trocar pneus e por aí vai.

Outros custos também são necessários, como a gasolina, o IPVA e o DPVAT (que são obrigatórios), o seguro auto e o licenciamento. E ainda, é justo se preocupar com o valor dos estacionamentos e com as possíveis multas que um motorista pode contrair.

Obviamente, não é possível simular com precisão quanto será gasto com o carro, mas, dependendo das necessidades do veículo e da região onde ele roda, o valor será diferente. Em São José do Rio Preto, por exemplo, o custo de manutenção de um carro está na faixa de R$ 2.500 ao ano.

2. Pense nas necessidades e no orçamento

Chegou o momento de começar a tirar do papel o plano de ter o primeiro carro. Uma dica indispensável é observar as necessidades que você tem e o orçamento que possui.

Se o desejo é ter um carro extremamente potente mas você pretende dirigir no dia a dia em uma cidade de trânsito intenso, não vale a pena ter um carro assim.

Afinal de contas, se você vai pagar mais para receber uma vantagem do carro (como uma maior velocidade, por exemplo), o ideal é que usufrua dessa vantagem. Caso contrário, será um gasto em vão.

Ao pensar na necessidade que possui e no seu orçamento, é possível gastar menos com um carro que servirá para o que você precisa e que cumprirá o seu dever.

Compre auto: 4 dicas essenciais para quem vai comprar seu primeiro carro

3. Faça o test drive

O test drive é, como o próprio nome sugere, um teste de direção para que você verifique, na prática, se o carro que escolheu é a melhor pedida para você. É recomendado fazer o teste depois de ter pré-selecionado alguns modelos. Nele, aproveite para prestar atenção em todos os itens do carro.

Por exemplo, como é a altura do banco e o conforto dele? Como é a altura do painel? Você já se adaptou ao modelo ou sente que fará isso com pouco tempo de uso? O melhor primeiro carro é sempre aquele que se adapta à pessoa que o compra, não ao seu amigo ou familiar. Se o carro que você escolher te satisfizer, está ótimo.

4. Pense na ideia de um modelo usado

Alguns motoristas de primeira viagem podem ter o desejo de comprar um carro que nunca rodou. Seja por querer estrear um veículo ou por qualquer outro motivo, é interessante pensar na possibilidade de, em vez de comprar um carro novo, adquirir um usado.

O carro novo é desejado por sua ausência de problemas mecânicos — ao menos, na teoria, não deve haver problemas —, mas costuma ser muito caro. Para algumas pessoas, mesmo modelos populares são caros e comprar um carro zero pode não ser a melhor opção.

Um motorista iniciante, é mais propenso a cometer erros que possam prejudicar a integridade do carro, então, pensando por esse lado, pode ser interessante começar com um carro usado, procurando, é claro, um modelo em bom estado e que satisfaça as suas necessidades.

O carro usado tem vantagens consideráveis. Por exemplo, é mais barato – muitas vezes muito mais barato do que um modelo idêntico novo – e por isso pode valer mais a pena.

É claro que todo carro usado tem uma história que precisa ser investigada para saber por que está sendo vendido. Pode ser que o motorista apenas contraiu dívidas e achou que vendendo o carro, mesmo barato, conseguiria pagá-las; ou ainda que o antigo dono é acostumado a trocar de carro todo ano. O fato é que há bons modelos de carros usados, e eles muitas vezes estão conservados em sua estrutura.

E, se você está em São José do Rio Preto ou região, e planeja comprar um carro, a dica é visitar o site do Interior Carro. Para facilitar a busca, é possível adicionar itens opcionais, que você quer que o carro possua, como ar condicionado e vidros elétricos. É possível realizar também a pesquisa por modelo, ano e valor.

Você pode, ainda, usar a plataforma para revender seu carro. Indique essa opção para um amigo ou familiar que gostaria de fazer isso. Você pode anunciar gratuitamente, basta clicar na opção depois de fazer cadastro na plataforma. Dê uma olhada no site e descubra como podemos te ajudar!