Você decidiu comprar um carro novo, mas pra isso precisa vender o seu antigo. E quanto maior o valor da venda do seu, mais dinheiro você terá para investir no próximo automóvel, não é mesmo?

Para que você compre auto de qualidade é necessário desembolsar um valor considerável e esse processo deve ser feito com todo o cuidado e segurança que a situação exige. Afinal, são bens de valores altos, tanto a venda quanto a compra.

Talvez o seu sonho é ter um carro mais moderno, ou com mais espaço interno. Pode ser ainda ter um carro mais potente ou até mesmo mais completo, cheio de acessórios.

E para ter esse novo carro dos sonhos, você precisa vender o seu antigo por um valor justo.

E é exatamente sobre isso que trata esse artigo, dicas pra você aumentar o valor de venda do seu carro e já comprar o auto que sempre quis. Podem parecer pequenos detalhes, mas com certeza farão toda a diferença no momento da venda do seu automóvel.

compre-auto:-10-dicas-para-valorizar-seu-carro-para-venda

Confira agora 10 dicas para valorizar seu carro pra venda:

1. Carro sempre limpo:

Sim, você leu certo, é sempre mesmo!

Muitas pessoas ficam super preocupadas em limpar o carro somente no momento em que decidem vende-lo, e isso é um grande erro.

Não estamos falando que você deva mandar seu carro semanalmente em um lava-jato, até porque essa conta não ficaria barata. E sabemos que a maioria das pessoas tem outras prioridades mais essenciais do que seu carro.

O que estamos sugerindo é que seja feita uma limpeza básica, porém semanal (ou até mesmo a cada 15 dias se você não tiver disponibilidade de tempo para limpa-lo toda semana) no carro.

Caso você tenha condições de mandar o carro pra lavar, ótimo, já que esses profissionais usam os produtos corretos para deixar os carros impecáveis. Mas se essa não é a sua realidade, lave-o e cuide dele você mesmo.

Essas limpezas semanais (ou quinzenais) impedem que manchas passem despercebidas, que sujeiras fiquem incrustadas.

Sabe aquele cocô de passarinho que você não limpou ainda? Ele pode trazer sérios danos à pintura do seu carro, danos esses que podem ser mais difíceis e caros para arrumar posteriormente.

compre-auto:-10-dicas-para-valorizar-seu-carro-para-venda

Por esse motivo, dar uma “geral” toda semana faz com que seu carro tenha um melhor estado de conservação.

Outra dica bem importante é realizar o polimento e cristalização da lataria do automóvel quando achar necessário. Não é algo que deva ser feito com frequência, muito menos em casa.

Esses procedimentos devem ser feito por profissional especializado, caso contrário os danos causados à lataria podem ser irreversíveis.

2. Lataria impecável:

Aqui a dica é um complemento à dica anterior. Além de cuidados com lavagem e polimento devemos prestar atenção em pequenas avarias na hora de vender um auto.

Acidentes acontecem, nem sempre somos nós os culpados.

Qualquer pessoa que estacione seu carro em locais públicos está sujeita a ver em seu carro pequenas marcas dos descuidados que andam por aí.

Todos estamos sujeitos a ter amassadinhos, riscos e infelizmente em alguns casos até mesmo remoção da pintura do carro, devido à batidas de portas ou balizas mal feitas por terceiros.

Para alguns casos há possibilidade de reparo, mas lembre-se, procure um bom profissional para resolver o problema. Caso contrário o remendo poderá ficar pior do que o conserto e isso ser um fator de desvalorização do veículo ao invés de ser algo positivo.

compre-auto:-10-dicas-para-valorizar-seu-carro-para-venda

3. Cores neutras:

Pode parecer bobo, mas a cor do auto é um fator bem importante para a venda de um automóvel.

Não que isso vá aumentar diretamente o valor do seu auto, mas ter um carro com uma cor mais ousada pode fazer com a que venda dele demore a acontecer.

Com o passar dos anos as preferências de cores dos carros do brasileiro mudaram.

Segundo dados da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) há dez anos a cor preferida dos brasileiros era a prata.

Atualmente quase metade de todos os carros do país são na cor branca.

Mas independente disso, as cores mais vendidas, seja hoje ou há dez anos são a branca, preta, prata e cinza. O que significa que os veículos nessas cores tem mais preferencia no momento da compra e venda.

4. Características originais:

Essa questão é um pouco mais complicada pois envolve o sonho das pessoas.

Muitas pessoas gostam e sempre sonharam em ter um carro rebaixado, por exemplo. Para que isso seja possível, é necessário fazer várias modificações nele, o que gera além de gastos extras uma possível dificuldade no momento da venda.

Há também quem altere toda a tapeçaria do carro e até mesmo a cor da pintura. Nesses casos é importante faze-las já sabendo que no momento da venda, pode ser que demore um pouco mais pra encontrar um comprador.

Há também algumas outras modificações que são mais tranquilas, como por exemplo mudar os tamanhos das rodas (e com isso altera também os tamanhos dos pneus).

Ou então envelopar o carro (espécie de adesivo/film que é colado para trocar a cor do carro). Mas essas alterações podem ser revertidas quando o proprietário for colocar o carro a venda.

5. Documentos em dia:

Os grandes vendedores sempre afirmam que uma venda deve ser feita rápidamente. Então se você colocou seu carro a venda, pessoas se interessaram por ele, faça a venda. Não deixe seu cliente esperar.

E é nessa questão que entra a documentação em dia do veículo. Sabemos que para fazer a transferência de titularidade de qualquer veículo, o IPVA deve estar em dia, bem como o licenciamento.

Então, mantenha os documentos do seu carro em dia se sua intenção é vender seu carro em breve.

Mesmo que não queria, é muito importante manter os documentos em ordem. Caso tenha alguma dúvida, veja esse artigo sobre IPVA e entenda quais as complicações de não o pagar em dia.

compre-auto:-10-dicas-para-valorizar-seu-carro-para-venda

6. Manual do carro e chave reserva:

Pode parecer bobeira e muita gente se consulta o seu, mas o manual do veículo é muito importante.

É no manual que constam os dados das revisões feitas, então não é apenas um documento de consulta das funcionalidades do carro, como também uma prova de que você fez tudo que a montadora solicita.

A chave reserva também é um item muito importante, além de em alguns modelos de carro, ela custar um valor bem alto. Ter essa chave extra mostra que você tem cuidado com o carro e se preocupa em manter tudo dele organizado e guardado.

compre-auto:-10-dicas-para-valorizar-seu-carro-para-venda

7. Peças originais:

É algo tão importante quanto manter a originalidade do carro em relação à itens estéticos (como falamos no item 4 desse artigo). Colocar à venda um carro que apresente peças originais é sinônimo de que o auto foi bem cuidado, e está em ótimas condições de uso.

Claro que para toda regra há exceções, mas que é muito mais atraente comprar um carro que sabemos estar todo original, isso ninguém pode negar.

Sabemos que muitos seminovos e usados estão em perfeitas condições tanto quanto os novos, o que faz com seu valor de venda seja muito bom.

8. Interior impecável:

Se uma das coisas que as pessoas mais gostam ao comprar um carro novo é o “cheiro de novo” que tal manter o seu usado com interior impecável.

Para comprar auto usado ou seminovo esse item influencia diretamente.

Tapeçaria estragada, teto sujo, assoalho rasgado…, imaginou esse cenário? Quem iria se interessar pela compra desse carro? Um interior agradável, limpo, sem odores é algo essencial para aumentar o valor de venda do seu veículo.

Os automóveis de pessoas que fumam merecem uma atenção especial nesse quesito, já que os possíveis odores que possam estar nele interfiram na venda.

Nesses casos é necessário que seja feita uma higienização mais detalhada, para que esse odor desapareça e assim o veículo possa ser comercializado normalmente.

compre-auto:-10-dicas-para-valorizar-seu-carro-para-venda

9. Ar condicionado:

Nosso país tem clima predominantemente tropical.

No Estado de São Paulo e especialmente no interior o clima é bem quente quase todo o ano. Por isso, o veículo ser equipado com ar condicionado é algo muito bem visto no momento da venda.

Esse item, que antigamente era tido como “item de luxo”, hoje passou a ser para muitos, um item essencial e indispensável por conta do intenso calor.

Então, se seu carro tiver ar condicionado, ponto positivo pra você. Tenha certeza de que ele terá melhor valor no momento da venda.

10. Valor do automóvel:

Esse item parece óbvio, mas é extremamente importante. Saber qual o valor do seu carro fará com que você precifique o seu de forma correta.

Faça uma pesquisa, verifique veículos com as mesmas características que o seu, as condições em que se encontram e coloque seu preço.

Dica Bônus: Anuncie na Internet.

Sabemos que atualmente quase 130 milhões de pessoas tem acesso a internet. Quer melhor vitrine do que essa?

Além de todo esse público, criar um anúncio online é simples e rápido. Pode ser feito de qualquer smartphone.

compre-auto-10-dicas-para-valorizar-seu-carro-para-venda

Você sabia que o Interior Carro além de ser o maior classificado online de carros de São José do Rio Preto e região permite que você anuncie gratuitamente seu carro?

Isso porque nós temos mais de 100 revendas cadastradas, que somadas aos carros particulares anunciados chegam a mais de dez mil veículos.

Por isso, aproveite para anunciar agora mesmo o seu veículo e já navegar no site do Interior. Ele está cheio de ofertas especiais, de várias marcas e modelos.

No Interior Carro você faz excelentes negócios, pagando menos e comprando auto de procedência.

Compartilhe esse artigo com quem precisa valorizar o carro na hora da venda! 😉