Consórcio, financiamento, aluguel.. agora assinatura? Sim, você teria um carro por assinatura? Confira os prós e contras dessa modalidade.
Alugar um carro não é novidade para ninguém. Geralmente as pessoas costumam alugar carros para fazer viagens em família ou entre amigos, ou então quando seu carro está em manutenção. Grandes empresas também adotam essa estratégia, ao invés de comprar uma grande frota, elas optam por alugar carros populares para seus funcionários.
Fato é que essa prática antes realizada apenas por locadoras de veículos passa agora a ser proposta também pelas próprias montadoras. Os modelos que tem mais saída são os populares. Hoje eles apresentam mais itens de série e tecnologia, tornando a dirigibilidade mais agradável.
Um pouco sobre a nova modalidade
Uma questão que deve ser levantada e que nos faz refletir sobre os aluguéis é que se antes os carros alugados eram mais simples e baratos, hoje não funciona mais dessa forma. Até mesmo os carros ditos “populares” não tem mais valores tão acessíveis assim, o que tem os tornado menos atrativos aos consumidores.
Não quer dizer que eles deixarão de existir ou serem vendidos, mas segundo previsões de um dos diretores da Fiat na América Latina, os carros populares (os antigos “mais baratos”) não farão mais tanto sucesso assim com os motoristas, mas seguirão firmes no mercado.
Isso porque ele acredita que esses carros serão utilizados como carros de aluguel ou assinatura. E talvez por já vislumbrar esse “futuro” para alguns carros de sua frota, foi que a Fiat lançou o projeto “Flua!”.
Talvez você ainda não conheça, mas com o Flua! você pode assinar um carro novinho, zero quilômetros direto da montadora. Nessa plataforma você pode (até então) escolher entre carros da Fiat ou da Jeep, e trocá-los quando achar necessário, sem se preocupar com a desvalorização do auto.
Ao optar por um plano de assinaturas, o motorista paga o valor mensal estipulado e recebe um carro zero de fábrica, além de ter incluído nesse plano os valores de seguro, IPVA e outros impostos. Bem interessante para quem não quer se preocupar com esses aspectos de ter um carro e ainda poder trocar o ano e modelo do carro a cada renovação do serviço.
Mas fique atento aos valores, é necessário fazer as contas com calma e ver se vale a pena a contratação, já que os valores iniciais são por volta de R$ 1.000,00 por mês.
E então, comprar ou assinar?
Essa é a dúvida de muitos, e talvez seja a sua agora também, depois de ler todas essas informações sobre assinaturas de veículos.
As vantagens que mais atraem olhares para assinatura são a tranquilidade em se envolver com as burocracias de uma comprar (emplacamento, registro do documento do carro..), a preocupação com a desvalorização do auto com o passar dos anos, os possíveis reparos a serem feitos e é claro, todo o gasto que um veículos traz ao seu condutor.
Mas como tudo tem dois lados, o outro lado é o da insegurança de pagar algo e ao final do contrato não ser proprietário do veículo. Ou ainda, em muitos casos em que há um limite de quilometragem que pode ser percorrida. O excedente passa a ser cobrado a mais na mensalidade. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de tomar uma decisão como essa.
Talvez o ponto de maior questionamento seja que ao final de um contrato por período mais longo, o valor que o motorista pagou possa estar próximo ao valor do auto que ele poderia ter comprado.
Já percebeu que não é uma decisão fácil de ser tomada, né? E que envolve muitos pontos a serem observados e pesquisados. Por esses motivos, trouxemos ainda nesse artigo pontos favoráveis e contrários a esse (nem tão novo assim) conceito de carros por assinatura.
Continue lendo esse artigo para tomar a melhor decisão. E veja os pontos positivos e negativos dessa nova modalidade, que é a de carro por assinatura.
Pontos positivos da assinatura de automóveis:
- Carro zero toda vez que renovar sua assinatura;
- Não há preocupação com a desvalorização do auto, já que após terminado o período de assinatura, ele será trocado por outro;
- Saber exatamente quanto vai gastar por mês, no caso, o valor da assinatura. Isso porque os impostos, seguros e custos de revisões já estão todos embutidos no valor da parcela mensal;
- Ter a opção de ter uma carro superior ao que poderia realmente comprar, pois ele pode trocar de categoria dentro de 12 meses (caso sinta que as contas ficaram pesadas);
- Não precisa desembolsar o valor total do carro para comprá-lo à vista ou então pagar juros muito altos de um financiamento.
Pontos negativos da assinatura de automóveis:
- Assim como uma casa alugada, em algum momento de sua vida o motorista ficará sem o auto. Na maioria das vezes ao comprar outro carro (zero ou seminovo) há a possibilidade de negociar o antigo carro junto para abater no valor do novo. Nesse caso, não há essa chance;
- Não pode ser utilizado por motoristas de aplicativos! Sim, um detalhe bem importante nos dias atuais, já que muitos fazer renda extra ou mesmo se dedicam exclusivamente a serem motoristas de aplicativos. Com um carro por assinatura, isso não é permitido;
- Em alguns planos há sim limite de quilometragem, e a quantidade ultrapassada será cobrada a parte. Isso pode ser um empecilho para pessoas que percorrem longas distâncias em seu dia a dia ou então viajam com maior frequência;
- Caso haja um acidente com o carro, os custos para acionar a franquia são responsabilidade do motorista. O valor mensal inclui o serviço de seguro, mas não cobre quando há sinistro.
- O custo final quando o plano é superior a 36 meses. Veja só, apesar de estar incluso outros custos do auto (seguro, impostos), o condutor pagar um valor considerável todo mês. Ao final de alguns anos esse valor estará próximo ao valor de um carro para compra, seja ele novo ou seminovo.
Agora que você já viu os dois lados, quer saber aproximadamente quanto custa esse serviço de assinatura de carros? Veja alguns exemplos!
Valores de planos de assinaturas de autos:
A) Renault Kwid 1.0:
Em um plano de assinatura de 12 meses, o condutor pagaria aproximadamente R$ 12.500,00 podendo utilizar 1.000 Km todos os meses. Esse mesmo auto zero para compra direta sairá por pouco menos de R$ 65.000,00. E se for um seminovo, o valor será menor ainda!
B) Renault Duster 1.6:
Para utilizá-lo por 12 meses, com também 1.000 km por mês, o motorista desembolsaria por volta de R$ 21.500,00 no plano de assinatura. Um zerinho, direto da montadora não sai por menos de R$ 100.000,00.
C) Jeep Renegade 1.8:
Esse auto por assinatura apresenta planos mensais iniciando em R$ 2.400,00 por 12 meses (e com limite de quilometragem em 1.000 por mês), totalizando nesse período quase R$ 30.000,00. E o mesmo auto se comprado à vista, sairia por quase R$ 130.000,00.
D) Fiat Strada Volcano:
A picape topo de linha da montadora Fiat sai por quase R$ 30.000,00 no plano mais básico de assinatura, vigente por um ano, com quilometragem limitada a 1.000km no mês. E quando falamos de compra, esse valor passa a ser de aproximadamente R$ 110.000,00.
E) Chevrolet Onix 1.0 Turbo:
E por último mas não menos importante temos o Onix. Esse auto que é lider de vendas no Brasil por mais de 5 anos, que sempre está na lista dos carros mais populares e baratos, que é excelente opção tanto para a compra do primeiro carro, quanto para quem quer ser motorista de aplicativo.
No pacote mais básico de assinatura de um Onix, com essas características, você pagaria aproximadamente R$ 1800,00 mensalmente podendo rodar até mil quilômetros. Ao final de um ano, custaria ao motorista quase R$ 22.000,00.
E para comprar um Onix zero quilômetro teria que desembolsar aproximadamente R$ 80.000,00. Ao fazermos as contas, se o motorista ficar nesse plano por três anos (caso não haja reajusta de valores), os valores pagos pela assinatura seriam de R$ 66.000,00 e não se esqueça que ao final do contrato, ele não terá o carro em sua garagem.
Cabe ao motorista, saber qual a melhor opção para ele no momento: assinatura de veículos, comprar um auto seminovo ou comprar um zero quilômetros. Seja qual for sua decisão, a regra de ouro é PESQUISAR.
Quais as vantagens para as montadoras nesses serviços?
É claro que um serviço só é criado porque há demanda, mas ele deve trazer benefícios também para quem o criou. E com o serviço de assinatura, isso também ocorre. E foi vislumbrando essas vantagens que as montadoras resolveram entrar nesse ramo, antes dominado pelas locadoras de veículos.
A vantagem nesse caso ocorre porque além de receber os valores das assinaturas, podem também revender os veículos posteriormente na categoria de seminovos. Então ao invés de lucrar apenas na venda de um auto novinho, elas disponibilizam por período determinado e quando o carro retorna, aí sim será vendido.
Esse ganho duplo (assinatura e venda) muitas vezes sai mais vantajoso financeiramente do que apenas vender o veículo novo. E em relação aos gastos extras, com o IPVA, seguro, manutenção, as montadoras devem conseguir boas parcerias e negociar ótimos valores para tais serviços.
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E então, se tivesse que trocar de carro hoje, o que você faria? Faria a assinatura de um serviço desses ou compraria o auto?