Autos Elétricos: novidades no mercado nacional

Autos Elétricos: novidades no mercado nacional

Cada vez mais ouvimos falar de pactos ambientais entre os países para reduzir a emissão de carbono. É claro que os automóveis não são os únicos “vilões” dessa história, mas eles contribuem sim para esses problemas ambientais.

Um levantamento feito em 2017, mostrou que na cidade de São Paulo 72% dos gases causadores do Efeito Estufa eram provenientes dos carros. Esses gases são liberados pela queima de combustível fóssil (gasolina, óleo diesel e GLP) e são os grandes responsáveis pelo aquecimento global.

Esses problemas preocupam a todos, em escala mundial, por isso tanto se fala na redução deles. É necessário que se encontrem soluções para haver essa redução sem deixar de atender a enorme demanda das cidades por transporte e locomoção.

Como dissemos, os combustíveis não são os únicos responsáveis pelo efeito estufa. Mas as montadoras de automóveis estão cada vez mais comprometidas em encontrar soluções eficazes, sem que isso signifique sacrificar o mercado automotivo. 

Autos Elétricos: novidades no mercado nacional

Carros Elétricos e Híbridos:

Não é novidade os automóveis híbridos, que apresentam além de um motor a combustão uma bateria elétrica.  Essas baterias não apresentam tanta autonomia como se esperava. Mas com certeza são uma excelente alternativa, afinal de contas, está havendo uma redução na emissão dos gases, e maior utilização da chamada “energia limpa”.

Pensando cada vez mais nesse conceito, as promessas de carros “limpos” não param de surgir no mercado. Para o ano de 2021, a expectativa é que haja o lançamento de alguns carros híbridos como o Corolla Cross, Jeep Renegade e também o Compass. E quando falamos de carros totalmente elétricos podemos citar uma versão do Mini, a SE. Também há a promessa do Fiat 500 lançar sua versão totalmente elétrica, além do Peugeot 208. 

Carros nacionais elétricos:

Se a preocupação e desconfiança de muitos motoristas é referente aos valores dos carros elétricos, ai vem uma boa notícia. 

A Movi Eletric, que tem sua fábrica de automóveis localizada no Paraná (na cidade de Toledo) dará início a sua produção de veículos elétricos. Essa produção inicial está prevista para começar no início de março de 2021.

Autos Elétricos: novidades no mercado nacional

Para quem ainda não conhece a Movi Eletric, saiba que é uma empresa jovem, que foi criada recentemente (em 2020) em Brasília. A montadora é a responsável por produzir e comercializar os modelos de autos da Argentina Sero Eletric. 

Os modelos que serão produzidos em território brasileiro serão três minicarros, totalmente elétricos. São pequenos e permitem a ocupação por até duas pessoas, além do peso máximo permitido ser de menos de 300 quilos.

A estrutura dos veículos é simples e toda focada em economizar o máximo possível de energia da bateria. Alias, a bateria poderá fornecer 50 ou 100 quilômetros de autonomia, decisão essa que caberá ao proprietário.

Autos Elétricos: novidades no mercado nacional

Para esse ano de 2021, a Movi Eletric planeja a produção de apenas 100 unidades dos autos, mas já fala em aumentar sim seu mix de produtos e agregar motos, caminhões e ônibus elétricos em sua frota.

Entre os modelos já divulgados para a produção, um deles será sedã e os outros dois serão ao estilo utilitário, contendo pequenas carrocerias que permitam o motorista carregar objetos. Ainda poderá haver um quarto modelo, que será equipado com um pequeno baú para carregamentos maiores. 

Detalhes dos carros elétricos:

Como já dito, a produção da estrutura dos autos é simples porém resistente e segura. Todos são resistente a impactos já que possuem estruturas de aço tubular reforçadas em suas porções dianteiras e traseiras. A base desses minicarros é toda de alumínio de altíssima resistência, aguentando até 270 quilos. 

Já deu para perceber que são carros pequenos, que aguentam pouca carga. E por esse motivo são ideais para carregar pessoas e cargas em trajetos não tão longos. Apesar de sua autonomia de até 100km com uma única carga da bateria, eles atingem no máximo 50km/h de velocidade. Todas as luzes são de LED, para reduzir o consumo de energia e há no veículo um protetor contra raios solares. 

O seu carregamento pode ser feito em tomadas tradicionais, tanto na potência de 110V quanto 220V, e uma carga completa poderá demorar até 7 horas.

Todos poderão comprar?

Neste primeiro momento o foco maior da produção é para suprir a necessidade de pequenas frotas de empresas e também de órgãos públicos. Mas as vendas para motoristas “pessoas físicas” não estão descartadas, só não foram divulgados os valores ainda. 

Autos Elétricos: novidades no mercado nacional

Parece que a produção dos carros elétricos está avançando cada dia mais, e quem ganha com isso somos nós, os consumidores. 

Enquanto os elétricos ainda não chegaram por aqui, que tal dar uma olhada no imenso estoque de carros do Interior Carro? Os melhores carros para você fazer negócio com apenas um clique. Confira hoje mesmo!